segunda-feira, 11 de julho de 2016

ABC contará com duas bibliotecas municipais acessíveis às pessoas com deficiência visual

Da Redação 

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, fornecerá equipamentos de tecnologia assistiva para duas bibliotecas municipais do ABC. O objetivo é possibilitar as pessoas com deficiência visual o acesso à leitura. A expectativa é que os equipamentos sejam entregues em 90 dias.

Em Santo André, foi contemplada a biblioteca municipal “Nair Lacerda” e em São Bernardo do Campo, “Malba Tahan”. No total, serão contempladas 62 bibliotecas municipais em todo o Estado.

As bibliotecas beneficiadas participaram do Concurso Acessibilidade em Bibliotecas, cujos interessados elaboraram um projeto de como pretendem ampliar a frequência de usuários com deficiência em sua unidade e forneceram informações sobre o funcionamento da unidade. Os projetos foram selecionados por uma comissão julgadora.

De acordo com o projeto enviado, as bibliotecas irão receber equipamentos do Kit Tipo 1 (computador, ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário, software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela NVDA e computador) ou do Kit Tipo 2 (que conta ainda com display e impressora em braile).

As bibliotecas beneficiadas deverão efetuar pesquisa de satisfação junto aos usuários dos equipamentos, apresentar relatório semestral sobre o número de usuários e as ações desenvolvidas com base nos equipamentos disponibilizados. Além de assegurar ao longo do tempo a assistência e manutenção após a entrega dos equipamentos, as bibliotecas precisarão indicar dois servidores para participar de um workshop de capacitação para a utilização dos equipamentos ministrado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário