segunda-feira, 17 de abril de 2017

Festival de divulgação científica ocorre em bares de São Caetano do Sul

Da Redação

São Caetano do Sul é uma das cidades-sede do Pint of Science 2017. O evento de divulgação científica, que ocorre em 15, 16 e 17 de maio, é semelhante a um grande festival de música, em que os artistas se apresentam simultaneamente em vários palcos a cada noite. Só que, nesse caso, os artistas são os pesquisadores e demais participantes convidados para conversar com o público.
 
No ano passado, 7,3 mil pessoas participaram do evento, que aconteceu em sete cidades brasileiras | Foto: Divulgação
A iniciativa, que é formada por uma rede de voluntários, acontecerá simultaneamente em mais de 100 municípios espalhados por outros oito países: Canadá, Reino Unido, Irlanda, Espanha, Itália, Austrália, Alemanha e França. No Brasil, 22 cidades sediarão o Pint.

Durante as três noites do festival, a população poderá participar de seis debates que acontecerão em dois locais (Bar do Peixe e Taberna 863). A cada noite, dois temas atuais serão discutidos. O evento é gratuito e as pessoas só pagarão o que consumirem nos locais em que ocorrerá cada bate-papo. Como não são realizadas inscrições ou reservas antecipadas, recomenda-se que as pessoas cheguem antes para garantir seu lugar.

Como tudo começou

A ideia surgiu quando dois pesquisadores do Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul, organizaram um evento chamado Encontro com pesquisadores em 2012. Nesse encontro, pessoas acometidas por Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla foram convidadas para conhecer os laboratórios dos pesquisadores e ver de perto o tipo de pesquisa que realizavam.

A experiência foi tão inspiradora que os dois decidiram propor uma iniciativa em que os pesquisadores poderiam sair de seus laboratórios para conversar diretamente com as pessoas. Nasceu, assim, o Pint of Science, que rapidamente se espalhou pelo mundo. Em 2015, o evento foi realizado pela primeira vez no Brasil pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Em São Caetano do Sul, o Pint será realizado pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

A programação completa pode ser acessada pelo portal do evento. O Bar do Peixe fica na Estrada das Lágrimas, 241, São José, e a Taberna 863 fica na Rua Rio Grande do Sul, 863, Santo Antônio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário