quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Deputados paulistas têm dados em aplicativo para celular

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) lançou nesta quarta-feira (20), a primeira versão de seu novo aplicativo (APP) para celular, que traz mais transparência ao parlamento paulista.
O Fiscaliza Cidadão entrega em apenas três toques informações até então consideradas tabus, como: as placas dos veículos oficiais utilizados pelos 94 deputados, a lista de seus funcionários ou os gastos mensais de cada gabinete. Esta é a primeira vez na história que o próprio Parlamento Paulista lança uma ferramenta que possibilita que qualquer cidadão com um smartphone possa conferir os dados dos deputados.
A partir de agora, novos dados serão incluídos no dispositivo com atualizações permanentes.

Cauê, ladeado por Luiz Fernando (e) e Galvão anuncia o inédito aplicativo. 

O presidente da Alesp, deputado Cauê Macris (PSDB), afirma que o aplicativo é um caminho sem volta. A viabilização do Fiscaliza Cidadão foi compromisso assumido pelo presidente durante sua posse, ocorrida no último 15 de março. “A sociedade esperava da Alesp esta abertura dos custos. Se queremos reconquistar a confiança das pessoas, precisamos dar o primeiro passo. Acaba aqui esta história de que a Alesp é uma caixa preta”, avaliou.

O 1º Secretário da Mesa Diretora, deputado Luiz Fernando (PT) avalia que o APP é um importante instrumento de informação para a sociedade. “A fiscalização poderá ser executada pelo próprio eleitor. É o cidadão controlando, vendo e acompanhando a Assembleia Legislativa e cada um dos 94 deputados”, disse.

De acordo com o 2º Secretário, deputado Estevam Galvão (DEM), o lançamento é um grande avanço na administração da Casa. “É uma medida corajosa e arrojada, que acompanha a modernidade. O momento é de crise econômica, política e até moral. A Mesa Diretora pretende fazer uma administração transparente”, explicou.

Custo Zero
A construção do Fiscaliza Cidadão não teve qualquer custo aos cofres do legislativo paulista. Com a abertura de um chamamento público, a Alesp recebeu proposta da empresa WF Fondation que atua na área de tecnologia de informação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário