segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Sidney Magal ganha biografia escrita por andreense

Bruna Ramos da Fonte realizou bate-papo com alunos do Centro Educacional Paineira, no Camilópolis, e conversou com o Ponto Final sobre ser a primeira biografa de Magal

Por Eduardo Kaze

Quando Bruna Ramos da Fonte, agora com 25 anos, informou à família a intenção de seguir carreira na literatura, seu pai, médico veterinário, gracejou: “lhe darei uma cesta básica todo mês, fique tranquila”. A conversa, ocorrida há cerca de uma década, revela a triste realidade: trabalhar com a escrita no Brasil é uma tarefa árdua, titânica, quase uma prova de amor ao ofício de ordenar palavras. E não se vive apenas da paixão, “a gente quer comida, diversão e arte”, já dizia a música. Bruna não arrefeceu frente ao desafio, pelo contrário, seguiu firme no sonho, e a fantasia rendeu! Hoje, a jovem de voz empostada e firme, postura profissional e confiante, colhe os frutos da jornada iniciada em meados de 2006 no Centro Educacional Paineira, na Camilópolis andreense, se preparando para lançar seu quarto livro: “Sidney Magal – muito mais que um amante latino”.


A biografa (em pé) participou de encontro com os alunos do Paineira | Foto: Eduardo Kaze

Não é exagero afirmar que a história de Bruna e do Paineira se confundem. Foi a partir do projeto “Eu Também sou Escritor”, mantido pelo centro educacional, que o talento da jovem foi revelado. “A intenção é turbinar a produção literária”, explica a diretora Oswana Fameli. “São propostos temas, de acordo com a Unesco, e cada aluno publica seu próprio livro”, explica.

Prova viva da eficácia do projeto, Bruna relembrou, em bate-papo com os estudantes do Paineira realizado em 1º de setembro último, a emoção de participar da experiência escolar que resultou em seu primeiro livro, Um Réquiem para Mozart, premiado na escola e, mais tarde estendido para uma publicação profissional que ainda não ocorrera. “Ele foi ampliado a convite do consulado da Áustria no Brasil, porém na época houveram algumas divergências com a editora e ele não foi publicado”, conta ela.

Publicação promete revelar detalhes da
trajetória de Magal | Foto: Divulgação
A decepção em ter sua primeira obra paralisada por razões contratuais não abateu Bruna. Impetuosa, aventurou-se na composição de uma revista virtual (iMagazine) e, aos 17 anos, auxiliada por uma série de colaboradores, obteve relativo sucesso na empreitada, o que a levou a conhecer Roberto Menescal, um dos fundadores da Bossa Nova. “Em cada edição eu fazia uma entrevista diferente. Num Dia dos namorados, fiz com o Ronnie Von e a esposa; Dia das Mães, a Zizi Possi com a filha; e em 2008, em comemoração aos 50 anos da Bossa Nova, decidi falar com o Menescal, e consegui”.

O contato resultou, mais tarde, em dois livros: O Barquinho Vai... Roberto Menescal e suas histórias (Vitale, 2010) e Essa tal de Bossa Nova (Rocco/Prumo, 2012), ambos prefaciados por Paulo Coelho, maior best seller brasileiro. “Ele é amigo do Menescal. Um belo dia, recebo um e-mail em nome de Paulo Coelho com o assunto: ‘Roberto Menescal’. Pensei que era trote, mas quando abri, estava escrito: ‘conversei com o Menescal ontem e ele contou que você está escrevendo um livro sobre ele. Eu devo a minha vida ao Menescal. Quero ler esse livro’. Enviei o manuscrito para ele, e recebi de volta com um prefácio e a seguinte orientação: ‘se quiser usar, fique à vontade’. É claro que eu usei!”, relembra Bruna sem conter a satisfação.

Seguindo a trilha da biografia de Menescal, Bruna chegou à Sidney Magal. “Liguei para confirmar uma história do Menescal sobre a carreira dele, e conversamos por umas duas horas”, recorda. “Nos demos muito bem, começamos a falar tanto e ele a contar tantas histórias que, em 2012, surgiu a conversa sobre a vida dele dar um livro. Então eu disse que, caso ele quisesse empreender essa biografia, estava à disposição”.
Diretora do Paineira, Oswana Fameli (esquerda), ao lado da ex-aluna; em terras andreenses, e com o incentivo da instituição, que o talento de Bruna foi descoberto | Foto: Eduardo Kaze
Magal maturou a ideia por cinco anos até se atirar definitivamente no projeto de uma biografia – inédita - com Bruna. O livro, “Sidney Magal – muito mais que um amante latino”, tem previsão de lançamento em outubro próximo, na Livraria Cultura, na capital paulista. Produzido em seis meses, contando com mais de 400 páginas, a obra é resultado de horas de bate-papo entre Bruna e Magal, além de pesquisa e até mesmo a participação em um grupo de WhatsApp da família do cantor para ocasionais dúvidas e elucidações.

Bruna, orgulhosa pelo resultado, antecipa: revelações estão por vir. “A verdadeira idade do Magal, por exemplo, é algo misterioso e que, no livro, será revelada, assim como seu polêmico parentesco (ou não) cigano. Histórias de sua vida pessoal, como por exemplo o fato dele ser primo do Vinicius de Moraes - e este tê-lo influenciado a estudar canto e optar pela música popular ao invés da bossa nova -, também estão entre as histórias trazidas na biografia”.

O Ponto Final estará no lançamento do livro, então, aguardem uma entrevista com o Amante Latino, que é muito mais do que isso, como fica provado na obra de Bruna.





Nenhum comentário:

Postar um comentário