quarta-feira, 27 de abril de 2016

Especialista dá dicas para conseguir um novo emprego

Com o aumento do desemprego, o psicólogo e professor da Faculdade Santa Marcelina (FASM), Breno Rosostolato, indica ao profissional investir continuamente na carreira, para “driblar a crise” e reverter à situação. Ele ressalta ainda que algumas habilidades como desenvoltura, facilidade para se expressar, capacidade para trabalhar em equipe e empatia, são observadas no processo de seleção. 

O networking é grande aliado na relocação profissional | Foto: Reprodução 
“Durante a entrevista é necessário recapitular as situações mais importantes da vida profissional, demonstrando os feitos e os bons resultados obtidos na carreira. Caso o candidato não tenha experiência profissional, é muito importante que cite situações vivenciadas na faculdade, viagens, intercâmbio e cursos, além de mencionar experiências que possam ressaltar suas aptidões. É necessário ser positivo e otimista nas falas”, explica Rosostolato. 

Segundo o especialista, para que o candidato tenha sucesso ao participar de uma dinâmica (processo seletivo interativo e em grupo), o ideal é que ele seja natural,  participativo e que escute o que os outros concorrentes dizem e sugerem, a fim de melhorar a sua participação e evitar cometer erros e deslizes.

O psicólogo também destaca que os cursos voltados à formação acadêmica, de atualização e idiomas, assim como estabelecer conexões por meio de uma rede ativa de relacionamentos - o famoso networking - sempre são úteis na hora da relocação profissional. E dependendo da profissão pretendida, existem diversas ferramentas como a contratação de um headhunter, que possa auxiliar no retorno ao mercado de trabalho, um mentoring ou coaching e a possibilidade de procurar órgãos como a Central de Trabalho e Renda da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e, claro, os tradicionais sites de empregos. 

Dois aspectos são também  importantes na busca de um  novo emprego: a escolha adequada do traje usado durante as entrevistas e o conteúdo postado nas redes sociais, pois o candidato sempre é avaliado, reitera Rosostolato.



Nenhum comentário:

Postar um comentário