quarta-feira, 13 de abril de 2016

Jornalistas emitem manifesto: Direitos Individuais em Jogo


Profissionais do jornalismo que atuam no Jornal da Cidade, de Bauru, interior paulista divulgaram manifesto em relação ao atual momento político no Brasil, o qual produz ações que violam os direitos individuais dos cidadãos brasileiros e promovem fissuras no Estado Democrático de Direito.

Nós do Ponto Final consideramos o texto, reproduzido a seguir, assertivo e reiteramos os argumentos nele expostos,

Direitos individuais em jogo

Este é um manifesto de jornalistas que, independentemente de posições ideológicas e distantes de alinhamentos político-partidários, prezam pela manutenção dos princípios democráticos. Para todos nós, mesmo que imperfeita, a democracia conquistada no Brasil a custo de muito suor, sangue e lágrimas deve ser defendida. O processo de impeachment está previsto pela Constituição Federal, mas deve obedecer a critérios técnico-jurídicos que vêm sendo aviltados desde o fim da corrida eleitoral de 2014 por sentimentos irresponsavelmente cultivados junto à população por setores da sociedade cujos interesses divergem das necessidades históricas da classe trabalhadora, à qual pertencemos. Não aprovamos os rumos tomados pelo governo da presidente Dilma Rousseff, mas não entendemos que incompetência ou baixa popularidade sejam motivos suficientes para cassar seu mandato, respaldado pelo voto de mais de 54 milhões de cidadãos. Neste contexto, o impedimento do governo interromperá o maior ciclo republicano-democrático já experimentado pelo País. Também reprovamos a corrupção sistêmica instaurada no Estado brasileiro. Mas ela não é exclusividade da gestão petista, amparada, inclusive, por uma grande quantidade de partidos políticos que, agora, se colocam indevidamente como bastiões da moralidade junto à opinião pública. Até pelo exercício do ofício, celebramos a independência do Ministério Público, do Poder Judiciário, da Polícia Federal e da Receita Federal, bem como as motivações iniciais da Operação Lava Jato. Repudiamos, contudo, sua instrumentalização por interesses obscuros e vaidades e, principalmente, a violação de direitos individuais e do Estado Democrático de Direito. Esse desrespeito aprofunda as já tão gritantes injustiças sociais deste País, sendo que o jornalismo apenas se justifica caso haja o compromisso de denunciá-las e a esperança de revertê-las.

Assinam jornalistas do Jornal da Cidade.
Aline Mendes, Ana Cristina de Oliveira, Aurélio Fernandes Alonso, Cinthia Milanez, Daniela Gregório, Heitor Carvalho Jorge, Lilian Grasiela Silva, Luciana La Fortezza, Malavolta Junior, Marcele Tonelli, Marcelo F. Lopes, Márcia Duran, Marcus Liborio, Rita de Cássia Cornélio, Samantha Ciuffa, Sarah Francisco, Sheila Teixeira Junqueira, Thiago Navarro, Thiago Vendrami, Tisa Moraes, Vinicius Lousada, Vitor Oshiro e Wagner Teodoro.

Jornalistas do Jornal Ponto Final
Carlos Alberto Buzano Balladas, Vivian Silva e Vitor Lima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário