sexta-feira, 29 de abril de 2016

Pólo Bilingue de Português e Libras é lançado em Santo André

Um complexo educacional onde a Língua Brasileira de Sinais (Libras) flui naturalmente, ao lado da Língua Portuguesa, entre alunos ouvintes, professores, pais, funcionários e estudantes com surdez. Essa é a principal missão do Pólo Bilingue – Português e Libras, inaugurado oficialmente na tarde de ontem (28), em cerimônia realizada na Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Nicolau Moraes Barros, na Vila Pires.  

A Emeief é uma das unidades que, juntamente com a creche Yone Cintra de Souza e o Centro Público de Formação Profissional Valdemar Matei, formam o complexo  que vai atender os 25 alunos surdos da rede municipal de ensino, juntamente com os 1,3 mil alunos que estudam nas três unidades juntas. 

“Esse projeto faz a diferença não só para  as nossas crianças,  mas para os adultos também, pois traz dignidade para os estudantes, quebra barreiras de preconceito e abre oportunidades para todos. Além disso, é maravilhoso vê-los conversando animadamente, felizes, usando a Língua de Sinais”, disse a vice-prefeita Oswana Fameli.

Local foi inaugurado na tarde de ontem (28) | Foto: Julio Bastos/PSA
O atendimento para os alunos surdos no Pólo conta com a presença de um intérprete de Libras em tempo integral em sala de aula.  Além disso, os estudantes vão permanecer três horas a mais diariamente na escola, em atividades na sala de recursos multifuncional, onde eles vão aprofundar o estudo da Libras com um instrutor nativo, ou seja, que nasceu surdo, e também o conhecimento  da Língua Portuguesa escrita. 

“Para que o aprendizado aconteça realmente e com qualidade, os alunos precisam dominar as duas linguagens. Estamos investindo nisso, para que esse aluno possa se desenvolver plenamente e avançar nos estudos e na vida”, disse o secretário de Educação Gilmar Silvério. A iniciativa, segundo Silvério, atende a legislação que preconiza o atendimento educacional aos deficientes, e ao Plano Municipal de Educação, que também aborda esta questão.

 “Estou muito feliz por ter a minha filha estudando aqui. Ela está evoluindo muito. Está mais esperta e ficou mais independente”, conta Elaine Aparecida Ramos Paulino, de 44 anos, mãe de Beatriz , de 2 anos. Ela tem dois filhos adultos e ouvintes e conta que foi difícil no começo, mas agora está mais tranquila. “Estou aprendendo Libras também. É um pouco complicado, mas vou em frente. Quero muito saber conversar com ela”, completou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário