terça-feira, 5 de abril de 2016

Tocha olímpica coroa ações de São Bernardo no Esporte

* Por Tarcisio Secoli, economista e secretário de Coordenação Governamental e de Serviços Urbanos da Prefeitura de São Bernardo do Campo.

Estamos a cerca de 120 dias do início das Olimpíadas do Rio de Janeiro. De 5 a 21 de agosto, o Brasil recebe 10.500 atletas de 206 países. As pessoas já se preparam para o clima esportivo. No dia 23 de maio, a tocha olímpica chegará para pernoitar em São Bernardo do Campo. E faremos uma grande comemoração. Em breve, anunciaremos o evento. Participe!

Essa importante homenagem é o reconhecimento do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 (realizados de 7 a 18 de setembro) pelo trabalho da nossa gestão, iniciada em 2009 com o prefeito Luiz Marinho, que adotou o esporte não apenas como forma de exercício e lazer, mas como um importante instrumento de inclusão social, de combate à violência e de prevenção e promoção de atitudes saudáveis em todas as idades, trabalhando, inclusive, a descoberta, formação e desenvolvimento de novos talentos que no futuro representarão a nossa São Bernardo em grandes competições.

Para Secoli, o segredo da cidade no esporte está nas politicas publicas implantadas voltadas ao esporte | Foto: arquivo
Além deste reconhecimento que rompe fronteiras, também temos cinco centros esportivos catalogados para treinamento e aclimatação de equipes em várias modalidades que vão disputar nos Jogos do Rio 2016. Entre eles, os centros de Atletismo Professor Oswaldo Terra, de Ginástica e de Handebol e o Estádio 1º de Maio. Este ano entregaremos o moderno Centro de Canoagem. Além do clima, já que na cidade, em um mesmo dia, ocorrem temperaturas de todas as estações do ano.

O “segredo” de sermos uma cidade vitoriosa no esporte se deve ao fato de, desde o começo do governo, termos optado por implementar políticas públicas voltadas para a oferta de cursos e atividades físicas para crianças, adolescentes, adultos e pessoas da terceira idade em consonância com investimentos para atletas de alto rendimento.

O nosso esporte de base já descobriu nomes como Jéssica Carolina Reis (atletismo), Lin Gui (número 1 do Brasil no tênis de mesa), Laura (ginasta campeã sul-americana na categoria infantil), Lays, Milena e Ana Júlia (jogadoras de basquete da Seleção Sub-17) e Erique (ginástica artística). Trouxemos os campeões Diego Hipólito, Caio Souza e Hugo Hoyama. E treinamos Letícia e Regiane, campeãs brasileiras classificadas para os Jogos Paralímpicos, além de Renato, seu irmão. Nas modalidades coletivas e individuais, São Bernardo tem hoje cerca de 300 paratletas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário