segunda-feira, 5 de junho de 2017

Câmara conta com novo sistema de atendimento

Por Vitor Lima 

Hoje (5), comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para celebrar a data, a Prefeitura de Santo André anunciou que o Sistema Integrado de Atendimento (SAI) foi implantado na Câmara de Vereadores. O principal objetivo da medida é facilitar a comunicação entre os poderes Legislativo e Executivo. Com o SAI, os gabinetes dos vereadores comunicarão a Prefeitura digitalmente sobre os processos – por mês, a Câmara envia cerca de cinco mil processos ao Executivo. 

Novo sistema utilizado na Câmara diminuiu o uso do papel | Foto: Júlio Bastos/PSA

A Prefeitura almeja agilizar os procedimentos e eliminar o uso de papel e, assim, contribuir com o meio ambiente e gerar economia financeira. O sistema foi criado por servidores municipais, o que gerou uma economia próxima de R$ 1 milhão para os cofres públicos. O prefeito Paulo Serra comentou que é necessário ter uma gestão “muito mais modernizada”. “Queremos eliminar por completo o uso do papel na Prefeitura”, revela. 

Neste ano, já foram eliminados 11 toneladas de documentos do arquivo municipal. Atualmente, o local abriga cerca de 880 mil processos, o que equivale a milhares de toneladas. A legislação federal determina o período em que os documentos devem ficar arquivados, de acordo com cada área. Mas conforme detalha o prefeito, boa parte dos processos já podem ser descartados. Portanto, a “limpa” deve continuar. O chefe do Executivo argumenta que deixá-los arquivados geram despesas desnecessárias, com mão de obra e a manutenção do local, por exemplo. 

Embora o ato de lançamento tenha ocorrido hoje, o módulo dos vereadores do SAI já pode ser usado pelos vereadores desde o mês passado. O presidente da Câmara, Almir Cicote, explicou que os legisladores e seus assessores foram consultados para a elaboração do sistema. Contudo, os vereados ainda podem optar por fazer comunicação pela Prefeitura pelo método antigo. “Mas a tendência que isso pare de ocorrer”, disse. 

O presidente da Casa também destacou que já está em processo de licitação a compra de secadores de mão para serem instalados nos banheiros da Câmara. O objetivo é eliminar o uso de papéis, como pregam os conceitos sustentáveis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário