sexta-feira, 30 de junho de 2017

Pare de desperdiçar dinheiro

Por Vitor Lima

Se ainda não aconteceu com você: o acúmulo de dívidas, certamente, você é a exceção da maioria das pessoas. Tal situação, além de, obviamente, ser péssima financeiramente, compromete  a  qualidade  de  vida  e  saúde  de  boa parte  da  população.  A mudança  deste panorama  passa,  invariavelmente,  por  educação  financeira.  E parece  que  os  brasileiros têm se dado conta disso. 

De acordo com o Indicador de Propensão ao Consumo, divulgado no último dia 7 pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 58% dos consumidores planejam reduzir os gastos em junho. 

Também de acordo com o levantamento, 42% dos entrevistados dizem estar no “zero a zero”, ou seja, sem sobra nem falta de dinheiro. Outros 37% admitem estar no “vermelho”, sem conseguir sanar todas as dívidas, e apenas 15% afirmam estar com sobra de dinheiro.

Peretti alerta para os pequenos gastos do cotidiano
Foto: Divulgação 

A economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, ressalta que falta organização financeira aos consumidores brasileiros. “A quantidade de consumidores no limite de seu orçamento pode ser reflexo da crise econômica, mas também não se pode desconsiderar a falta de organização financeira, que leva ao acúmulo de dívidas e a todas as consequências que decorrem do aperto, como o estresse e até o desentendimento familiar”, reflete. 

Portanto, não devemos justificar a má situação orçamentária apenas devido a problemas externos. O coaching financeiro formado pelo ICF, Investidor, Enio Peretti, argumenta que pequenas mudanças de práticas são fundamentais para reverter este cenário. “Gastos cotidianos, de forma geral, são despesas de pequeno valor. E é muito comum que as pessoas não deem importância para pequenos valores no dia-a-dia”, comenta. Confira, abaixo, diversos itens que representam desperdício de dinheiro e que vem ser modificados. 

Cartão de crédito

O cartão de crédito, em muitos casos, é uma ferramenta muito útil para as finanças pessoais. Agora, isso não significa que devemos possuir três, quatro, ou cinco tarjetas, de diferentes instituições. Afinal de contas, cada um deles representa um gasto com anuidade e taxas de manutenção. Pesquise qual das corporações oferece as taxas mais atrativas e tente concentras suas compras no crédito apenas neste cartão. “E use o cartão de crédito com disciplina, pague sempre o valor total da fatura, não fique devendo um centavo se quer”, alerta Peretti, com a justificativa de que “os juros são altíssimos, estratosféricos”. 

Taxas bancárias 

Além das taxas dos cartões, muitas vezes as instituições bancárias cobram diversas taxas sobre serviços que se quer sabemos que usamos. É importante estar atento aos extratos e conversar com seu gerente a respeito do assunto. Caso as taxas estejam altas, avalie a possibilidade de trocar de banco. 
Juros por contas atrasadas

Nem sempre as pessoas não pagam as contas por não ter dinheiro. Não é difícil encontrar relatos de pessoas que, por uma ou diversas vezes, se esqueceram de pagar as contas mesmo estando com o dinheiro na conta. Uma desatenção, fruto da falta de organização em relação às financeiras, que representam um significativo prejuízo caso isso ocorra com frequência. “Pague suas contas sempre em dia para não desperdiçar dinheiro com multas e juros”, ressalta o coaching. 

Multas de trânsito

Está aqui o ponto fraco de muita gente, em especial dos mais apressados, que desperdiçam muito dinheiro com este item. As pessoas que dirigem estão sempre expostas e sujeitas a serem pegas pelas mais diversas infrações. São muitos os radares espalhados pelas cidades e o alto índice de acidentes de trânsito no Brasil faz com as regras estejam cada vez mais rígidas e a fiscalização maior. Portanto, não existe outra receita: devemos sempre estar atento aos limites de velocidade e demais regras para evitar as multas e, claro, para evitar os acidentes. 

Planos grandes demais

Revise todos os planos: de TV a cabo, telefone, internet, celular, saúde... Muitas vezes, pagamos altos valores por planos que nos oferecem muitas possibilidades, sendo que na realidade não usufruímos quase nada. Avalie se realmente compense pagar para ter acesso a 90 canais sendo que você assiste a apenas 12, por exemplo. 

Atenção aos pequenos gastos

É clichê, mas nunca é demais lembrar: muito cuidado com os pequenos gastos cotidianos. As guloseimas, cafés e lembranças, por exemplo, podem não ser representativos para suas contas se analisados separadamente. Entretanto, somados, essas pequenas despesas têm grande potencial para atrapalhar suas finanças no fim do mês. “É impressionante como gastos tão pequenos podem prejudicar a saúde financeira, afinal, são valores que parecem tão insignificantes! E quando você faz o cálculo de quanto gasta em um ano com algo que se repete diariamente, a conta pode surpreender”, alerta Peretti.



Nenhum comentário:

Postar um comentário