terça-feira, 13 de junho de 2017

Santo André terá 3 mil vagas para cursos profissionalizantes

Da Redação

Uma parceria entre a Prefeitura de Santo André, Centro Paula Souza e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) criará cerca de 3 mil vagas em cursos gratuitos na cidade ainda este ano. Nesta última segunda-feira (12), começaram as primeiras turmas de um dos cursos desta iniciativa: o Super MEI. O Via Rápida Emprego e os cursos nas unidades móveis (carretas) Via Rápida Emprego estão com as inscrições abertas e as aulas devem ocorrer a partir de agosto. 

A diretora do Departamento de Educação de Jovens e Adultos (Deja), Cilene Maria Lunardi Paludetti, comenta que a parceria foi fechada rapidamente. “A proposta é oferecer aos munícipes cursos rápidos de qualificação profissional, voltados para o empreendedorismo, e dessa maneira dar mais chances ao aluno de ter sucesso em um mercado de trabalho muito competitivo”, explica.

 Os cursos do Super MEI são para eletricista residencial, marceneiro, costureiro, maquiador, panificação artesanal, decoração de bolos, culinária básica, chocolate, confeiteiro e administração de salão de beleza. As 440 vagas já foram preenchidas por cadastro feito pelo próprio Sebrae.

Inscrições 

Os cursos do Via Rápida Emprego, programa do governo do Estado que oferece qualificação profissional de acordo com as demandas regionais, ainda estão com as inscrições abertas. Para se inscrever é preciso ir até um dos cinco Centros Públicos de Formação Profissional de Santo André (veja endereços abaixo) e realizar as inscrições pelo portal no local. Cada Centro Público oferecerá um curso Via Rápida, totalizando 150 vagas neste momento, com a possibilidade de ampliação. 

As aulas têm início previsto em agosto. A carga horária é de 150 horas, distribuídas em 4 horas de aula por dia.  As opções são para cursos de construtor de móveis, informática básica, assistente de cabelereiro, embelezamento (maquiagem) e área administrativa, definidas pelo Centro Paula  Souza. 

Ainda estão sendo definidos os cursos a serem oferecidos na carreta do Via Rápida Emprego e a data das inscrições. 

Endereços dos Centros Públicos de Formação Profissional: 

CPFP Valdemar Mattei - Rua Kasatu Maru, s/ nº, Vila Pires 

CPFP Júlio de Grammont – Rua Astorga, s/nº, Parque Andreense

CPFP João Amazonas – Rua Antonio Sebastião Esqualize, s/ nº, Capuava

CPFP Armando Mazzo – Rua Carnaúba, s/ nº, Príncipe de Gales

CPFP Miguel Arraes– Av. Rangel Pestana, s/ nº, Jardim Cristiane




Nenhum comentário:

Postar um comentário