sexta-feira, 14 de junho de 2019

Estátua de João Ramalho ganhará novo endereço

Redação

Um dos símbolos de Santo André, o monumento em homenagem a João Ramalho, fundador da cidade, será restaurado e colocado em novo espaço. A peça, que durante duas décadas ficou em uma área junto à passarela de acesso ao Paço Municipal, será colocada na Praça dos Correios, local que passou por recente revitalização e onde fica o marco zero do município.           

As obras devem ser finalizadas em 120 dias | Foto: Alex Cavanha/PSA

A transferência tem como objetivo dar maior visibilidade e destaque à estátua, possibilitando que um número maior de visitantes e moradores tenha acesso ao monumento. A mudança é um pedido antigo da comunidade portuguesa da cidade, conforme explica o presidente executivo da Casa de Portugal do Grande ABC, Carlos Jose Rodrigues.   

 "Estamos contentes com o Comdephaapasa e com o prefeito Paulo Serra, que se empenharam para que o nosso fundador da cidade tenha um lugar de destaque onde todos possam ver e admirar", comenta Rodrigues.   

A estátua de João Ramalho, apesar de ser construída em bronze, considerado metal nobre com elevada resistência à corrosão atmosférica, com o passar dos anos sofreu a ação do tempo e surgiram manchas e deteriorações de partes da escultura. Caso o trabalho de restauro não fosse executado neste momento haveria o risco de descaracterização deste monumento, que compõe o patrimônio histórico da cidade. 

O monumento foi retirado na última quinta-feira (13) e levado para o atelier do artista José Bernardo Salazar Sancho, escultor renomado com importante repercussão artística nacional na confecção e restauro de monumentos e esculturas ao ar livre. Serão investidos R$ 143 mil no restauro, com verba da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos destinada especificamente para reforma de equipamentos públicos. As obras devem ser finalizadas em 120 dias.               

Nenhum comentário:

Postar um comentário