sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Marinho e Grana são bem avaliados, mas PT perderia eleições

Por Carlos A.B. Balladas 

O Instituto Paraná Pesquisas divulgou nesta quinta-feira (10) dois relatórios relativos a pesquisas sobre o desempenho dos prefeitos de Santo André e São Bernardo do Campo – Carlos Grana e Luiz Marinho, respectivamente – e também de eventual disputa eleitoral.

Seguem os textos extraídos do site (http://www.paranapesquisas.com.br)
do instituto neste 11 de setembro às 11h30.



Os prefeitos de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, e de Santo André, Carlos Grana, ambos do PT e da região do Grande ABC, em São Paulo, são bem avaliados nesse mar de intolerância e de ódio fascista alimentados diuturnamente pela velha mídia.Segundo levantamento do Paraná Pesquisas, em São Bernardo, 55% dos eleitores aprovam e 41% desaprovam Marinho. O instituto ouviu 648 entre os dias 5 e 8 de setembro. A margem de erro é de 4%.

Em Santo André, o prefeito Grana tem 50% de aprovação ante 46% de reprovação. A Paraná Pesquisas entrevistou 643 eleitores entre os dias 3 e 6 de setembro. A margem de erro também é de 4%.

O diabo é que os prefeitos petistas não têm conseguido transferir esse prestígio à presidenta Dilma Rousseff. Em Santo André, 85% a desaprovam e apenas 12% aprovam sua administração. O índice praticamente se repete em São Bernardo.

A pergunta é: por que o PT esconde do país o que tem de bom para mostrar nos estados e municípios? O Brasil precisa saber disso.

A Paraná Pesquisas também mediu a febre acerca das eleições presidenciais de 2018. Curiosamente, o instituto defenestrou o nome do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), que não aparece em nenhum cenário das sondagens. A presença do tucano nas urnas é mais crível daqui a três anos do que os correligionários e senadores Aécio Neves (MG) e José Serra (SP).

Disputa eleitoral

O ex-prefeito de Santo André (SP) Aidan Ravin (PSB) lidera a corrida para assumir a prefeitura da cidade, cujas eleições serão disputadas em 2016. Levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas nesta quinta-feira (10) indica que o pessebista, que foi prefeito entre 2009 e 2012, tem a preferência de um em cada quatro eleitores do município — 25,6% do total na pesquisa estimulada.

Em segundo lugar, aparece Carlos Grana, com 22,4% da preferência, e, na terceira posição, está Bruno Daniel, irmão do ex-prefeito Celso Daniel, com 18,3% do total.

Também pontuaram Paulinho Serra (9,3%), Raimundo Salles (6,2%), Ailton Lima (2,8%), Fabio Picarelli (2,6%) e Ronaldo de Castro (1,6%). Não souberam responder 5,3% dos entrevistados, e 5,9% não votariam em nenhum deles.

O instituto considerou uma amostra de 643 eleitores de Santo André, com entrevistas feitas entre os dias 3 a 6 de setembro. O grau de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro, de 4%.

Em São Bernardo do Campo (SP), o deputado federal pelo PPS Alex Manente é mais lembrado pelos eleitores em pesquisa estimulada. Manente teria 39,4% dos votos se as eleições fossem hoje. Na segunda posição, aparece Orlando Morando, com 31,2% da preferência, seguido por Willian Dib, com 5%.

Também foram lembrados Marcelo Lima (4,7%), Tarcísio Secoli (2,6%), Aldo dos Santos (1,9%), Luiz Fernando Teixeira (1,4%) e Evandro de Lima (0,3%). Outros 6,5% não souberam responder e 7,1% disseram que não escolheriam nenhum dos possíveis candidatos.

Em São Bernardo do Campo, o instituto ouviu 648 eleitores entre os dias 5 a 8 de setembro. O grau de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro, de 4%.

2º turno

Em São Bernardo do Campo, Manente venceria Orlando Morando em um eventual segundo turno, segundo a pesquisa. O pessebista teria 47,6% dos votos se as eleições fossem hoje, contra 38,1% de Morando. Não souberam responder 6,3% dos entrevistados e 8% não escolheriam nenhum dos dois.



Um comentário:

  1. Essa pesquisa não representa a realidade das ruas e sim, a vontade dos prefeitos pesquisados e financiadores da mesma. Em SBC o Luiz marinho só não é vaiado e hostilizado porque anda sempre com sua trupe, capas pretas, comissionados PT/CUT. Vai precisar de muita segurança e truculência até o final do governo o qual será o último do PT na cidade.

    ResponderExcluir