quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Plano Municipal de Redução de Riscos é apresentado hoje

O Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa) realiza hoje (10), às 19h, no anfiteatro Heleny Guariba, audiência pública para apresentar à população o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), decretado pelo prefeito Carlos Grana em maio passado.

Contratado pelo Consórcio Intermunicipal do ABC, o estudo foi realizado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e traz o mapeamento das áreas de risco indicadas pela Defesa Civil e setores da Prefeitura. O plano apresenta a estimativa de moradias afetadas, com o estabelecimento de graus de risco; indica os tipos de intervenções necessárias para a redução ou eliminação dos riscos em cada setor mapeado; e ainda apresenta uma síntese na forma de um plano estratégico para a redução ou erradicação das situações de riscos identificadas.

Remoção de famílias das áreas de risco foi possível antes das chuvas | Foto: Renato Rodrigues
O estudo das áreas de risco da cidade foi importante instrumento de gestão da Defesa Civil de Santo André, durante o Programa Operação Chuvas de Verão (POCV). Por meio do mapeamento, foi possível realizar a remoção das famílias em áreas de risco 3 (alto) e 4 (muito alto) antes do período de chuvas, o que diminuiu consideravelmente a possibilidade de emergências por conta de deslizamentos ou solapamentos.

A íntegra do Plano pode ser consultada no Centro de Referência em Saneamento Ambiental, localizado no prédio sede do Semasa, ou ainda on-line, no portal da autarquia, na área destinada à Defesa Civil. A audiência pública é aberta a todos os interessados e não é necessário fazer inscrição prévia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário