terça-feira, 29 de setembro de 2015

Carlos Grana decreta luto oficial pela morte de Acylino Bellisomi

Por Vitor Lima

O prefeito de Santo André, Carlos Grana, decretou luto oficial de três dias pela morte do professor e ex-vereador Acylino Bellisomi, ocorrida ontem (28). Belissomi exerceu dois mandatos na Câmara Municipal de Santo André durante a década de 60 – em um deles, o professor se viu obrigado a renunciar devido ao golpe militar de 1964. O enterro ocorreu no Cemitério da Vila Assunção.

O ex-vereador também teve atuação de destaque na área da cultura, ocupando o cargo de secretário de Cultura, Esporte e Lazer durante os governos de Celso Daniel e João Avamileno e continuava atuando na área da Educação, sendo proprietário da escola Gradual.

Belissomi tinha 85 anos e estava articulando a criação da Fundação Philia. Segundo o amigo Gilberto Tadeu de Lima, a proposta da Fundação era levar leitura aos presidiários da região.  “O professor havia me chamado para fazer parte da diretoria e o estatuto já estava inclusive registrado em cartório. Tivemos reuniões recentes e ele estava em busca de patrocinadores para viabilizar a doação de livros”.

Lima afirma que o objetivo da iniciativa era “levar cultura e educação aos presos, facilitando o processo de ressocialização após o período de reclusão”.  Além disso, a figura de Bellisomi tinha grande importância na cidade.  “Com certeza o falecimento do professor representa uma perda significativa para o setor de cultura da região”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário