quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Campanha contra o câncer de pele oferece exames dermatológicos gratuitos

A Sociedade Brasileira de Dermatologia organiza no próximo sábado (07) a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, que no ABC será coordenada pela disciplina de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC (FMABC). A expectativa deste ano é de que pelo menos 300 pacientes da região compareçam ao mutirão, que terá como posto de atendimento o Instituto de Pele da FMABC, no próprio campus universitário (Av. Príncipe de Gales, 821 - Santo André). A população terá à disposição orientações e exames clínicos gratuitos, das 9h às 15h.

Atendimentos ocorrerão na FMABC, das 9h às 15h  | Foto: divulgação 

Os interessados participarão inicialmente de palestra de 15 minutos sobre os riscos para o câncer de pele e as formas de prevenção. Em seguida, todos passarão por atendimento específico, com realização de exames dermatológicos e de dermatoscopia (avaliação de assimetria, bordas, coloração e diâmetro das pintas). Casos suspeitos serão encaminhados para tratamento na rede pública municipal ou no próprio Instituto de Pele da FMABC.

O câncer de pele é causado pelo efeito cumulativo da radiação solar e normalmente se manifesta em pessoas com idade mais elevada. Por esse motivo, é uma das doenças mais constantes no público acima de 50 anos. A médica e professora da FMABC, Cristina Laczynski, explica que é “importante é buscar o diagnóstico precoce para proporcionar melhor prognóstico” e que a “maioria dos casos de câncer de pele é fácil de tratar e curável”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário