sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Diabetes é alvo de ação gratuita no ABC hoje (13) e amanhã (14)

A rede de clínicas médicas dr.consulta realizará ação para medição de glicemia e pressão arterial para conscientização da população em iniciativa referente ao Dia Mundial de Combate ao Diabetes. Os trabalhos serão realizados nas unidades do dr.consulta no ABC, nesta sexta-feira (13) e sábado (14), nas cidades de Santo André, Diadema e no São Bernardo do Campo. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 350 milhões de pessoas no mundo têm diabetes. A instituição já classifica a doença como uma epidemia. No Brasil, o Ministério da Saúde estima que nove milhões de pessoas sejam portadora da patologia, o que corresponde a 6,2% da população. Se não for tratado, pode causar insuficiência renal, amputação de membros, cegueira, doenças cardiovasculares, como AVC (derrame) e infarto.

Serão oferecidas medição de glicemia e pressão arterial | Foto: reprodução
O vice-presidente da Área Médica do dr.consulta, Marcos Fumio Koyama, ressalta os tipos de diabetes mais comuns. “Diabetes tipo 1 e tipo 2 são os mais freqüentes, sendo que o tipo 2 é responsável por aproximadamente 90% dos casos e atinge principalmente obesos e adultos acima de 40 anos. Porém, pode se manifestar também em crianças”. Koyama ressalta que o tipo 2 “não apresenta sintomas perceptíveis no início da doença” mas alerta que o paciente “pode urinar com mais frequência, apresentar sede excessiva, aumento do apetite, perda de peso, cansaço, vista embaçada e infecções freqüentes”.

Fatores de Risco

Koyama afirma ainda que entre os fatores de risco estão pressão alta, colesterol alto, triglicérides alto no sangue, sobrepeso, gordura concentrada na cintura abdominal, ou ter pai, mãe ou irmãos com diabetes. “É fundamental que as pessoas se conscientizem que bons hábitos alimentares e a prática de exercícios regulares são os principais fatores de sucesso para evitar e controlar a doença. Vale lembrar que há um estágio chamado pré-diabetes, no qual há chances de reverter ou mesmo adiar a evolução para diabetes e suas complicações. Mas bons hábitos fazem a diferença nessa hora”, finaliza.

Em Santo André (Rua Senador Fláquer, 72) e em Diadema (Rua Manoel da Nóbrega, 712, Shopping Praça da Moça) os atendimentos serão feitos na sexta-feira (13) das 06h30 às 18h e sábado (14) 06h30 às 13h. Em São Bernardo do Campo (Av. Rotary, 624, São Bernardo Plaza Shopping), na sexta das 06h30 às 20h e sábado das 06h30 às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário