quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Santo André e São Bernardo comemoram o Dia Da Consciência Negra

Caminhada e show na Concha Acústica vão marcar, nesta sexta-feira (20), o Dia da Consciência Negra em Santo André. A concentração para a caminhada terá início às 10h, na esquina das ruas Elisa Fláquer e Álvares de Azevedo, região central da cidade. A partir das 10h30 o grupo percorrerá ainda as ruas Bernardino de Campos e Campos Sales, até a chegada à Concha Acústica, prevista para as 12h. Ali, serão realizadas as apresentações musicais até às 16h.

Estão programadas caminhas e shows nas duas cidades | Foto: reprodução
A ideia da atividade, organizada pela Secretaria de Direitos Humanos e Cultura de Paz, é reforçar a importância do combate ao preconceito, ainda muito presente na sociedade brasileira. Um exemplo desta realidade é um dos resultados da pesquisa realizada pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC e que foi feita em parceria entre a Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados) e o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), que aponta existir uma diferença de 37,5 % entre o salário de um trabalhador branco ou de origem asiática e um negro. Os menores salários vão para os negros.

São Bernardo do Campo

A 2ª Marcha para Zumbi dos Palmares e 8ª Cerimônia Das Águas serão realizadas nesta sexta-feira (20), Dia da Consciência Negra. A concentração para a Marcha, às 13h, será na Praça Lauro Gomes. De lá, o grupo seguirá pela Rua Marechal Deodoro até a Praça da Igreja Matriz. A previsão é que participem diversos grupos que representam os negros.  A Marcha de Zumbi dos Palmares busca relembrar a data de morte do grande líder do movimento negro e conscientizar sobre problemas ainda existentes, como de preconceito.

Mão Luizinha, lider do Terreiro Axé Batistini, primeiro terreiro tombado do ABC, explica como será a Cerimônia das Águas, que acorre concomitantemente à Marcha. “Faremos uma caminhada todos de branco, com jarros d’água e flores e pedindo paz durante todo o percurso. Chegando à Praça da Matriz, faremos a lavagem das mãos e cabeça dos participantes que quiserem.”

Após o cortejo, a Praça da Matriz será palco de rodas de capoeira e outras manifestações artísticas ligadas à cultura afro-brasileira, como hip-hop e afoxé. Alguns grupos que confirmaram presença foram: Núcleo de Capoeira Angola "Angoleiro Sim Sinhô", Axé Batistini, Associação Federativa de Cultura e Cultos Afro- Brasileiros (AFECAB) e Reggae para Juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário