segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Empreendedores e trabalhadores serão atendidos no Paço Municipal de Santo André

Por Vitor Lima


Na tarde de hoje (23), o prefeito de Santo André, Paulo Serra, e diversos secretários estiveram no piso térreo do Paço Municipal para o ato que marcou a retomada dos atendimentos do Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda (CPETR) e da Sala do Empreendedor. 

O CPETR estava com serviços de captação de vagas interrompidos por problemas de prestação de contas referentes a convênios com o governo federal. Agora, com a situação normalizada, o local volta a fazer a intermediação entre empresas e os interessados em regressar ao mercado de trabalho. Além de atender aqueles que buscam uma nova colocação profissional, o centro também recebe solicitação de seguro desemprego e de emissão de carteiras de trabalho.

Ato marcou a retomada dos serviços hoje (23) | Foto: Ricardo Trida/PSA

Até o ano passado, o CPETR ficava em prédio alugado na Rua Artur de Queirós, no bairro Casa Branca. Com ele abrigado no Paço, a Prefeitura poupa R$ 52 mil mensais dos cofres públicos (ou R$ 624 mil anuais), valor que era referente ao aluguel do imóvel. 

O novo local, contudo, possui estrutura muito mais enxuta do que as antigas instalações. Na visão do Executivo, isso não prejudicará os atendimentos e nem ocasionará longas filas. “Não vai (gerar filas). A gente está mais organizado, o número de funcionários é praticamente o mesmo. Lá agregava outros serviços, não era só o CPETR”, responde o prefeito, ao ser questionado sobre o assunto. “Entre fazer um espaço, ainda que reduzido perto do que a gente pode ter, e não ter o espaço, a gente preferiu fazer”, completa. Estimativas iniciais dão conta que o local realizará cerca de 200 atendimentos por dia.

Ailton Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego do município, criticou a forma como o antigo governo geria o local. Durante seu discurso no ato, Lima disparou: “(A antiga gestão) se dizia defensora do trabalhador. Não consigo entender como deixaram um serviço desse desativado”. 

Sobre a Sala do Empreendedor, Serra salientou a importância do bom atendimento aos empresários que buscam abrir empresas na cidade. “Aqui é para atender bem o investidor e o empreendedor, para ele entender que a cidade quer o investimento dele e não vai dificultar a vida dele. Pelo contrário, vai facilitar. Se for uma atividade de baixíssimo impacto ela pode ser aberta de um dia para o outro, porque esse cara, além de trazer recursos, gera emprego e renda”, comenta. 

Revitalização 
Durante o cerimonial, o prefeito reconheceu que o espaço “ainda não é o ideal”, mas valorizou o fato de o primeiro passo ter sido dado. Agora, ele diz, os planos são agregar outros programas ao local. 

À imprensa, Serra adiantou que todo o Térreo 1 do prédio passará por revitalização. As intervenções ainda estão em estudo e sem data para serem colocadas em prática, mas o projeto deve ser concluído no início do ano que vem. “Temos planos para uma outra praça de atendimento, porque essa foi feita ainda na época do Celso Daniel e está na hora de modernizar. Ela continua sendo moderna porque estava bem na frente de outras, mas as outras já chegaram (no nível) de Santo André”, explica. Durante a modernização prevista para o espaço, o setor destinado à Sala do Empreendedor e ao CPETR será ampliado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário