sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Ribeirão Pires recebe programa Gol do Brasil

Crianças e jovens moradores da Estância Turística de Ribeirão Pires ganharam nesta sexta-feira, dia 6, nova oportunidade para a construção de um futuro melhor. Por meio de convênio firmado junto à Prefeitura, com o apoio do WTC, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), através do CBF Social, lançou na cidade o projeto Gol do Brasil, que incentivará e democratizará o acesso à formação esportiva na modalidade futebol.

Prefeito Kiko entrega homenagem a Walter Feldman. Foto: Gabriel Mazzo 

“Resiliência sintetiza o entendimento do projeto: capacidade de lidar com os problemas, adaptar-se às mudanças e superar as adversidades. Aproveitar que as crianças estão na mais tenra idade e mostrar que o esporte e a educação fazem parte dessa jornada”, declarou o prefeito da cidade, Adler Teixeira – Kiko, durante a cerimônia de lançamento do projeto, realizada no Centro Esportivo Vereador Valentino Redivo.

“Esse é um grande projeto de responsabilidade social da CBF e do futebol brasileiro”, declarou o secretário-geral da CBF, Walter Feldman, que justificou o bom desempenho do Governo municipal como critério de escolha de Ribeirão Pires para a implantação do Gol do Brasil. “Buscamos agentes políticos que pudessem interpretar esse sonho. Trazer emoção, sentimento e sua experiência pública para somar ao projeto. Esse poderá ser o transformador da realidade junto à comunidade, em experiência democrática, participativa e pensando no bem comum”, disse.

Serão atendidos pelo Gol do Brasil 200 alunos da rede municipal de ensino que cursam o Fundamental I (1º ao 5º ano). As crianças, com idade entre 6 e 13 anos, são estudantes das escolas Comendador Abdalla Chiedde, Professor Antonio Lacerda Bacellar e Manoel Baptista da Silva, localizadas próximas ao Centro Esportivo Vereador Valentino Redivo, Vila Gomes, local que sediará as aulas.

Mayer Geovanna, 10 anos, estudante da E.M. Abdalla Chiedde, é uma das alunas que participarão do projeto. “Estou muito animada em fazer parte dessa ação tão importante, pois eu gosto muito de futebol e é uma oportunidade de aprender o sobre o esporte".

Da mesma unidade escolar, Bruno Henrique da Silva, 10 anos, demonstrou paixão pela modalidade esportiva e novas perspectivas para o futuro. “Assisto todos os jogos da Seleção e faço aulas de futebol na Prefeitura. Acho que com esse projeto irei treinar ainda mais. Quem sabe me tornar um craque da bola”.

Crianças e instrutores se apresentam em lançamento do programa Gol do Brasil.
Foto. Gabriel Mazzo 


O curso esportivo será realizado por profissionais que serão capacitados pela CBF, utilizando metodologia desenvolvida pela Confederação. Foram selecionados a participar da capacitação 60 profissionais e pessoas ligadas ao esporte na cidade. As aulas preparatórias serão realizadas no período de 6 a 8 de outubro, com conteúdo teórico e prático. Ao final da preparação, a CBF irá selecionar até seis pessoas que serão responsáveis pelo desenvolvimento do Gol do Brasil no município, com a supervisão de equipe do CBF Social.

A professora de Educação Física da Prefeitura, Amanda Matias, é uma das profissionais que serão capacitadas. “O projeto é uma oportunidade de atualizarmos nosso currículo e ainda colocar esse conhecimento em prática nas nossas aulas, já que o futebol é uma modalidade apreciada pela maioria dos alunos”, avaliou.

O projeto CBF Social prevê a implementação de sistema que permite aos profissionais envolvidos acompanharem o desempenho dos alunos do Gol do Brasil. Por meio de plataforma digital preparada pela Confederação, serão cadastrados alunos e professores para o monitoramento dos indicadores escolares das crianças, bem como de suas vidas em comunidade e família. A CBF disponibilizará, ainda, cursos de aperfeiçoamento aos professores e acompanhamento das aulas, quer seja presencialmente ou por meio de câmeras instaladas no campo.

Autoridades esportivas e apoiadores do projeto prestigiam lançamento
Além de contar com a presença de parlamentares da cidade e de profissionais que atuam na área da educação e do esporte no município, o lançamento do Gol do Brasil foi prestigiado por importantes figuras do cenário esportivo.

O secretário-geral da CBF, Walter Feldman, acompanhou o evento junto de equipe da Confederação e de representantes de instituições ligadas ao futebol, como Fernando Solleiro, vice-presidente da Federação Paulista de Futebol.

Mauro Silva, ex-jogador da Seleção e vice-presidente de Integração da FPF, o ex-jogador do Corinthians, Atalia, o diretor do Esporte Clube Corinthians Paulista, Oldano Carvalho, Lilian Bomeny, representante do WTC, e Fernando Costa, presidente da UNIESP, também prestigiaram a atividade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário