terça-feira, 31 de outubro de 2017

Projeto social une futebol e inglês

Da Redação 

Aprimorar as técnicas no esporte mais popular do planeta, o futebol, e aprender um segundo idioma. Este é o propósito do projeto futebol bilíngue, iniciativa da empresa Higher Bride e do Instituto Brasil, que também conta com o apoio da Prefeitura de Santo André. Nos treinos/aulas, os alunos – que têm entre 7 e 17 anos – são instruídos para melhor a performance técnica por meio de orientação dadas em inglês, por técnicos e professores.

Jovens, entre 7 e 17 anos, podem participar do projeto gratuitamente | Foto: Julio Bastos/PSA 
O diretor geral da Higher Bridge, Eleazar Santigado, ressalta que o projeto consegue unir o útil ao agradável: “Trabalhamos há alguns anos com este método bilíngue sempre querendo inovar através do futebol. Pensamos em deixar um legado além da modalidade e sabemos que falar mais de uma língua hoje é primordial. É um legado que não ficará para trás, porque é conhecimento”, conta.

Ao tomar conhecimento sobre da iniciativa, a Prefeitura movimentou-se para buscar parceiros para custear o projeto, Além de fornecer os campos, o governo andreense é responsável pelo acompanhamento médico dos jovens e outros detalhes estruturais. As atividades ocorrem em três espaços: no Vasco da Gama, na Vila América (segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 16h); no Ouro Verde, em Santa Terezinha (terças e quintas-feiras, das 9h às 10h30 e das 14h30 às 16h); e ainda o alto rendimento no campo do Nacional, no Parque Novo Oratório (às sextas-feiras, das 14h às 15h30). As inscrições para o projeto são gratuitas e podem ser feitas diretamente nos campos.

Alunos recebem apostilas para estudar a língua | Foto: Julio Bastos/PSA

Além do esporte, os meninos recebem uma apostila em inglês que serve de base para as atividades em campo. “A aula é como se fosse um mestrado. A criança estuda antes de ir para o treino e desenvolve lá a atividade”, explica. No futebol em si, os garotos precisam evoluir e são avaliados constantemente por meio de gráficos para crescer em cada fundamento. No inglês não é diferente, já que os alunos precisam render cada vez mais na leitura, escrita, fala e entendimento da língua estrangeira.


De acordo com o prefeito Paulo Serra, o programa de governo de sua gestão prevê o desenvolvimento de projetos sociais, como o futebol bilíngue. “Desde que o projeto nos foi apresentado não pensamos duas vezes em colocá-lo em prática. A inclusão de outro idioma no dia a dia dos jovens traz ainda mais educação, fator de suma importância. Vamos trabalhar para espalhar o projeto para os outros campos da cidade”, afirma o prefeito. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário