quarta-feira, 25 de julho de 2018

Fabio Palacio confirma candidatura à Câmara Federal

Por Vitor Lima

Ex-vereador por São Caetano do Sul e ex-secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Fabio Palacio (PSD), confirmou ontem (24) que será candidato a deputado federal no pleito de outubro.

Que ele seria candidato a alguma Casa Legislativa na próxima eleição já era certo, mas pairava a dúvida se o ex-vereador (que também foi candidato a prefeito da cidade na última eleição, sendo o terceiro mais votado) tentaria uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo ou na Câmara Federal.

Palacio comunicou a decisão ao seu grupo ontem (24) | Foto: Arquivo
A confirmação da sua decisão reuniu centenas de pessoas do seu grupo político e autoridades. Subiram ao palanque o prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando (PSDB), o vice-prefeito de Santo André, Luiz Zacarias (PTB), a ex-vice-prefeita de São Paulo, Alda Marco Antônio, e a vereadora da Capital, Edir Sales (ambas do PSD).

Vereadores da atual legislatura por São Caetano, Ubiratan Figueiredo, César Oliva (os dois do PR) e Sidão da Padaria (MDB) também prestigiaram o evento – a presença deste último chamou a atenção, já que na Câmara Sidão faz parte do grupo ligado ao prefeito José Auricchio (PSDB), inimigo político de Palacio.

Em seu discurso, o anfitrião defendeu que essa eleição não pode ser reduzida apenas à uma batalha entre grupos políticos. “Mais do que a vitória de um grupo, temos que ter a vitória de uma sociedade”, disse. A fala é uma referência ao embate direto que ocorreria entre ele e o filho do atual prefeito, Thiago Auricchio (PR), caso Palacio optasse por se candidatar a deputa estadual. Embora ainda não tenha sido oficializada, a candidatura de Thiago à Assembleia é certa.

Mesmo que não disputem o mesmo cargo, o desempenho de Fabio Palacio e Thiago Auricchio no próximo pleito já servirá de termômetro para a eleição a prefeito em São Caetano, em 2020, ocasião em que os dois grupos deverão se enfrentar diretamente nas urnas novamente.

Na última eleição para prefeito, Palacio obteve pouco mais de 19 mil votos; para eleger-se à deputado federal, a coligação projeta que seja necessário ter entre 80 e 90 mil sufrágios. Mesma que não se eleja, uma votação expressiva será uma vitória política do candidato.

Morando ataca Bolsonaro

Em sua fala, o prefeito de São Bernardo, além dos já esperados elogios ao anfitrião, falou sobre a conjuntura política nacional. Pelo tom do discurso de Morando, que faz parte da executiva estadual do PSDB, é possível ter ideia da estratégia que será usada pelos tucanos para fazer com que a candidatura de Geraldo Alckmin emplaque no eleitorado.

Morando enfatizou que o País necessita de “pilotos experientes” e não de candidatos aventureiros. Criticou políticos que defendem o armamento da população e “bolsa revólver”, em claras referências a Jair Bolsonaro (PSL).



Nenhum comentário:

Postar um comentário