segunda-feira, 2 de julho de 2018

Santo André recebe mutirão para testagem de Hepatite C

Da Redação

Em 13 de julho, sexta-feira, das 9h às 16h, a Prefeitura de Santo André e a Associação dos Aposentados do Grande ABCD promovem mutirão para testagem da população para Hepatite C, na sede da associação (Rua Antônio Cardoso Franco, 165, Bairro Casa Branca, em Santo André). Os exames serão oferecidos gratuitamente para associados e não associados.  A Hepatite C tem cura e os tratamentos disponíveis são eficazes e rápidos. O exame é simples – apenas uma gotinha de sangue.

A Hepatite C é uma doença silenciosa e, se não tratada, pode levar à cirrose hepática, câncer de fígado e à necessidade de transplante.  Atualmente, a Hepatite C é a principal causa de óbito entre as hepatites virais – segundo o Boletim Epidemiológico 2017, emitido pelo Departamento de Aids, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis, do Ministério da Saúde.  É transmitida pelo contato de sangue saudável com sangue contaminado e as três principais causas prováveis são uso compartilhado de seringas contaminadas (ou qualquer objeto perfurante-cortante), transfusão de sangue e relações sexuais desprotegidas.

Segundo recomendações do Ministério da Saúde, devem fazer o teste:
Todas as pessoas acima de 40 anos ou de qualquer idade que tenham se submetido a cirurgias ou transfusão de sangue há mais de 20 anos;
Pessoas que compartilhem agulhas injetáveis e objetos cortantes; Ou tenham feito tatuagens ou  colocado piercings sem material descartável;
Ou ainda que tenham feito sexo desprotegido com múltiplos parceiros; e portadores do vírus HIV.

 Os casos identificados serão encaminhados para unidades de tratamento – as terapias hoje disponíveis oferecem mais de 95 por cento de cura, em cerca de 12 semanas de tratamento.

A sede da Associação dos Aposentados fica à Rua Antônio Cardoso Franco, 165, Bairro Casa Branca, em Santo André. O atendimento será por ordem de chegada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário