Representantes de aproximadamente 15 entidades, entre sindicatos, associações e clubes, prestigiaram na manhã de hoje (24) o lançamento da campanha “Quem é do ABC vota pelo ABC”. Iniciativa da agência de comunicação Octopus, de Santo André, e da Associação Comercial e Industrial de Santo André (ACISA), a campanha buscar conscientizar os eleitores das sete cidades a votarem em candidatos a deputados estaduais e federais que tenham domicílio eleitoral no ABC.
Por meio de campanha publicitária gratuita e apoiada pelas entidades e pelos veículos de comunicação regionais, os organizadores pretender gerar engajamento nos eleitores e evitar os votos nos “estrangeiros” (candidatos com domicílio eleitoral fora do ABC).
Pedro Cia Junior, da ACISA, e Paulo César Ferrari, da Octopus | Foto: Divulgação |
Ferrari destacou também, além do aumento do número de votantes, o nível de insatisfação da população com a política ao analisar as diferenças entre as duas campanhas. O nível de abstenções da próxima eleição deve bater recordes, o que se configura como mais um desafio do projeto.
Segundo o manifesto da campanha, a região perdeu representantes do Câmara Federal e na Assembleia Legislativa de São Paulo nas últimas eleições, o que dificulta a resolução das demandas do ABC devido a falta de representatividade nas Casas. O envio de verbas para as Prefeituras, via emendas parlamentares, também é citado.
Durante o evento alguns executivos questionaram os organizadores sobre como cobrar os candidatos, caso eleitos. Na visão de alguns deles, a campanha de 1994, por exemplo, foi bem-sucedida ao eleger um número recorde de parlamentar do ABC, mas não trouxe frutos concretos à região, devido a atuação descompromissada dos políticos.
Por conta disso, os organizadores se comprometeram a formular um termo de compromisso a ser apresentados aos políticos eleitos e reafirmaram que após as eleições haverá acompanhamento dos mandatos e intensas cobranças, caso necessário.
O presidente da ACISA, Pedro Cia Júnior, acredita que eleger 12 deputados estaduais é um “número factível”, mas que, a depender do sucesso da campanha, pode chegar até a 15 nomes eleitos. Para deputados federais, o executivo tem projeção mais modesta: acredita que a região possa ter até seis nomes eleitos.
Em 2006, ao todo, eram 13 políticos do ABC nas Casas parlamentares (quatro deputados federais e nove estaduais). De lá para cá este número caiu: atualmente, são apenas dois representantes na Câmara Federal – Vicentinho (PT) e Alex Manente (PPS) – e quatro na Assembleia Legislativa – Luiz Turco, Ana do Carmo, Luiz Fernando Teixeira, Teonilio Barba (todos do PT).
É bom lembrar que na eleição de 2014 foram sete candidatos do ABC eleitos a deputados estaduais – contudo, três deles não exercem mais o mandato: Orlando Morando (PSDB, eleito prefeito de São Bernardo do Campo), Átila Jacomussi (PSB, eleito prefeito de Mauá) e Vanessa Damo (MDB, por problemas com a Justiça).
O site da campanha está no ar e pode ser acessado aqui. Por lá, é possível encontrar, gratuitamente, materiais de divulgação em diversos formatos (anúncios para diversas mídias, camisetas, adesivos, vídeo e jingle da campanha).
Essa é uma campanha que deveria ser permanente e q a mídia q se regional so divulga candidatos de seu interesse e suas dobradas. O eleitor, infelizmente, vota no q aparece mais no jornal é as vzs mesmo com essa "midiacridade" alguns ainda são eleitos. A bancada do ABC hj ê composta por 5 deputados e são exatamente os q a mídia regional tentou destruir. Tentamos instituir a "bancada do ABC"em 99 e em parceria com o Consórcio intermunicipal. Faziamos todas as emendas orçamentárias, no gabinete do SIRAQUE e os outros deputados só assinavam, as vzs nem todas, e a maioria votavam com o governo. Tipo:
ResponderExcluirSou contra o coletivo e aprovo o particular q era exatamente a mesma.