quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Professor do Instituto Mauá é um dos vencedores do “Prêmio Talento Engenharia Estrutural”

Redação

O professor do curso de Engenharia Civil do Instituto Mauá de Tecnologia, Pedro Lyra, foi o vencedor da categoria Jovens Talentos, novidade no XVII Prêmio Talento Engenharia Estrutural, realizado este ano. Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE), em parceria com a Gerdau/SA, o evento busca valorizar e divulgar trabalhos de profissionais ou empresas, que desenvolvem projetos de destaque na área de Engenharia de Estruturas. A cerimônia de premiação ocorreu em São Paulo, no último dia 31.

Professor Pedro Lyra (ao centro) recebe troféu das mãos de César Peres (à esquerda), diretor de Marketing e Vendas da Gerdau, e de Rafael Timerman (à direita), diretor de Tecnologia e Qualidade da ABECE | Foto: divulgação 
Na ocasião, o docente da Mauá apresentou um trabalho sobre o trecho off-shore do Terminal Portuário Multiusuário de Nacala-A-Velha, em Nacala (Moçambique), que contemplou as análises de risco sísmico para o local da obra, análises espectrais modais, análises de "Pushover" e considerações da interação solo-estrutura.

“O Prêmio Talento Engenharia Estrutural é o evento mais importante da área no País, reforçando e destacando a cada ano os maiores talentos da Engenharia Estrutural brasileira. É uma imensa honra fazer parte deste seleto time de engenheiros talentosos”, destaca Lyra.

Além dele, alunos do Instituto Mauá de Tecnologia participaram do Desafio ABECE Mola, realizado pela primeira vez em 2019, que contou com a presença de 22 equipes, de seis estados e 15 cidades brasileiras. A proposta era realizar a montagem, desmontagem, classificação e representação de modelos teóricos de configurações de estruturas, visando aproximar os estudantes da área de projetos estruturais.

O Instituto Mauá de Tecnologia foi representada por duas equipes, formada por quatro alunos cada, e uma delas conquistou o troféu de Equipe Destaque. Para a professora Paula Meirelles Bolelli, do curso de Engenharia Civil da instituição, o prêmio reforça mais uma vez que o Instituto Mauá de Tecnologia está sempre à frente dos seus concorrentes.

 “A participação na competição e a utilização do (Desafio ABECE) Mola, possibilita articulação da teoria e da prática do ensino de Engenharia de Estruturas, auxiliando no desenvolvimento das competências. Durante os treinamentos para o concurso, foi possível utilizar os kits que a Mauá adquiriu há anos, um diferencial da instituição em relação a outras faculdades que não possuem a mesma estrutura”, reforça a professora Paula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário