sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Roberto Freire disputa reeleição à Câmara Federal

Por Marianna Fanti  

Roberto Freire está no 6º mandato como deputado federal
Foto: Divulgação
Roberto Freire foi eleito deputado federal por São Paulo em 2010, pelo Partido Popular Socialista (PPS), do qual é presidente nacional. Em seu sexto mandato como deputado federal, já cumpriu os seguintes mandatos: deputado estadual (1974) e senador por Pernambuco (1994), estado pelo qual foi eleito deputado federal por cinco vezes. Foi deputado federal constituinte e candidato à Presidência da República, em 1989, pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB) que, em 1992, deu origem ao PPS.

Como deputado federal, Roberto Freire é membro da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Federal e integra também a Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul).

Jornal Ponto Final – Comente sua ligação política com a região do ABC Paulista.
Roberto Freire -
Em 2010, tive uma boa votação no ABC, mesmo não tendo feito na época nenhuma aliança com candidatos locais. Foram 6 mil votos na região, sendo que, Santo André e São Bernardo foram as cidades que tive maior quantidade de votos. Neste ano, estou fazendo uma dobrada com nosso vereador, Marcelo Lima, que é presidente do PPS de São Bernardo e concorre a deputado estadual. Lima é uma jovem liderança, em 2012, foi o vereador mais votado do partido e o segundo mais votado da cidade. 

Nossa dobrada também se deve à afinidade originada pelo fato de se notabilizar como um contundente oposicionista ao prefeito Luiz Marinho (PT), assim como o PPS e eu fazemos a nível federal, fiscalizando este governo corrupto e incompetente, que não fez os investimentos necessários, não soube aproveitar as oportunidades conjunturais favoráveis para que o Brasil se desenvolvesse e que irá entregá-lo muito pior do que recebeu, com baixo crescimento, inflação alta e serviços públicos de péssima qualidade.

JPF – Seus projetos contemplam em sua maioria questões de âmbito nacional. Devido a sua proximidade nesta campanha com os municípios do ABC, especificamente São Bernardo, pretende dar uma atenção especial à região?
RF -
Em geral os projetos que apresento não focam regiões específicas, pois o objetivo é que beneficiem a população brasileira como um todo. Isso não impede, porém que venha a conceber projetos relacionados a questões mais específicas, como a da região do Oeste Paulista, por exemplo, conhecida pela concentração de presídios, que me sensibilizou para uma demanda regional.

Dentre os projetos apresentados ao longo desta legislatura, está o PL 128/2012, que prevê a criação de uma compensação financeira para municípios que possuem presídios, para que sejam investidas em infraestrutura e serviços públicos sociais, como a construção de escolas bem equipadas, capazes de receber, no mínimo, um número de estudantes equivalente aos das vagas prisionais criadas; delegacias de polícias com maior contingente efetivo para dar mais segurança à população local; melhorias na infraestrutura hoteleira e no transporte local; como também, melhorias nas mais diversas áreas em que a população local julgar necessária. Assegurando desta forma, que a instalação do presídio na região possa se converter em fator de desenvolvimento econômico e social e conter os transtornos ocasionados pelo inchaço populacional, consequente da instalação do presídio. 

Espaço aberto a todos os candidatos aos cargos eletivos de 2014. Interessados em apresentar suas ideias e propostas aos leitores do Ponto Final escrevam para redacao@pfinal.com.br. Matéria publicada na edição 828 do Ponto Final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário