terça-feira, 21 de outubro de 2014

Dilma recebe dirigentes de jornais do interior

A Associação dos Jornais do Interior do Estado de São Paulo - Adjori-SP - elaborou documento (cópia abaixo), também denominado de Carta de Piracicaba,  que apresenta a visão dos associados sobre a  democratização das comunicações no País, sugere politicas públicas na área educacional e pleiteia  reformas das normas de propaganda eleitoral.

"A Adjori paulista, em ação inédita em sua história, contatou os principais candidatos à Presidência da República e ao governo do nosso estado. Alguns participaram de entrevistas coletivas, a outros apenas entregamos a Carta de Piracicaba, solicitando deles o compromisso com as causas que defendemos", declara Carlos A.B. Balladas, presidente da entidade.

Nesta segunda-feira (20) foi a vez de Dilma Roussef (PT) receber o documento e ouvir dos dirigentes da Adjori-SP as sugestões de valorização dos jornais locais.

A presidenta elogiou a iniciativa dos jornais do interior paulista e reafirmou o seu compromisso com a democratização dos meios de comunicação.

O encontro ocorreu na capital paulista em evento com artistas, professores e estudantes que apoiam a sua candidatura. 

Maercelo Sanazar, vice presidente da Adjori, e Carlos A.B. Balladas, entregam a Carta de Piracicaba à Dilma  
Dilma reafirma compromisso com os jornais locais. 

Carta de Piracicaba 

Os jornais do interior e a democracia da comunicação.

A imprensa educa, ensina, dirige e inspira.
Barbosa Lima Sobrinho
  
A Associação dos Jornais do Interior do Estado de São Paulo (Adjori-SP), com cerca de 34 anos de existência, é uma das mais antigas entidades do gênero no Brasil. Tem como inspiração o associativismo e o cooperativismo para promover e defender os preceitos da democracia, da livre iniciativa, da liberdade de expressão, do direito à informação e do livre exercício da atividade jornalística, em conformidade à Constituição brasileira.
Os dirigentes dos jornais do interior têm plena consciência de que a difusão de informações honestas leva o individuo a ações positivas que preservam e ampliam os seus direitos de expressar com liberdade as suas ideias e de organizar-se.
Entendem também que o jornal do interior como "leitura local" é insubstituível como marco referencial da comunidade na qual circula, cabendo aos jornais dos grandes centros o papel de "segunda leitura”.
A existência de jornais locais é essencial para o exercício do direito dos cidadãos à informação. Nas pequenas e médias cidades, os jornais são fundamentais para a vida comunitária e ajudam a estabelecer os canais de comunicação que garantem o pluralismo cultural e ideológico.
Quanto mais a sociedade mundial se globaliza, quanto mais a nossa democracia sofre aperfeiçoamentos e se consolida, mais cresce o interesse do indivíduo pelo local onde ele e sua família habitam, estudam e trabalham.
Todos os jornais locais constituem-se em forjadores da identidade de suas comunidades. O cidadão de cada comunidade se enxerga como participante da mesma por meio do jornal local. Nenhum outro meio de comunicação, até o momento, é mais poderoso para oferecer ao indivíduo a ideia de pertencimento a uma sociedade do que o jornal local.
São as páginas do jornal local que valorizam o cidadão e defendem os reais valores da comunidade. 
Os jornais do interior paulista, sem exceção, são comandados por empreendedores, autênticos idealistas, que têm, acima de tudo, a missão de preservar o bem-estar e a harmonia social das comunidades nas quais atuam.
Diante disso, a Adjori-SP propugna, no sentido de ampliar e aperfeiçoar a democracia em nosso Estado e no País:

  
1)    A instalação do Conselho Estadual de Comunicação, com a participação das sociedades civil, empresarial, acadêmica e governamental em cotas paritárias;

2)    A criação e fomento de programas de interação entre as comunidades docente e discente com os jornais locais, tais como o “Jornal na Escola”;

3)    Meios de fomento à atividade empresarial do jornal local, como incentivos e linhas próprias de financiamento;

4)    Participação justa dos jornais do interior nas verbas de publicidade do governo estadual e entidades a ele ligadas;

5)    E no âmbito federal, a extinção da Lei 12034 de 29/09/2009


Piracicaba - S.P.,  março de 2014.






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