sábado, 25 de outubro de 2014

Waze firma parcerias com prefeituras

Por Isabella Lessa - Grupo MM

O Rio de Janeiro foi a primeira cidade do mundo a receber a fase piloto do W10 Cidadãos Conectados, projeto do Waze em parceria com prefeituras para a troca de informações sobre o trânsito em tempo real. Durante evento para a imprensa nesta sexta-feira, 24, em São Paulo, a empresa contou um pouco mais sobre o programa que deve expandido para outras partes do País.

Segundo Flávia Sassaki, chefe do programa de transmissão e parcerias do Waze, a iniciativa teve início a partir de um pedido do prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes. Ele pediu que o app colaborativo apoiasse a visita do Papa Francisco, em junho do ano passado, por meio da verificação do sistema de tráfego.



A partir de então, o serviço vem trabalhando em parceria com o Centro de Operações Rio (COR) para a disseminação de informações em tempo real sobre a situação das ruas e avenidas da metrópole.

Hoje, o programa funciona em outras dez localidades: nas cidades de San Jose, Jacarta, Boston, Tel Aviv, Barcelona, Los Angeles e Nova York; nos estados de Utah e Flórida. Julie Mossler, diretora de comunicação do Waze, afirma que os dados da plataforma são disponibilizados para a prefeitura sem custos. “Preferimos escolher os parceiros que consideramos que saberão utilizar esses dados da melhor forma. Ainda no estágio inicial da empresa, definimos que seríamos uma empresa B2C, pois se nos tornássemos B2B o foco passaria a ser a monetização desses dados. E a prioridade é a segurança do usuário e conseguir que ele passe menos tempo parado no trânsito”, explica.

No Brasil, o W10 Cidadãos Conectados deve chegar às prefeituras de Vitória, no Espírito Santo e Petrópolis, no Rio de Janeiro. Salvador, Florianópolis e Porto Alegre também estão interessadas no projeto, adianta Flavia. Para ela, o ponto mais interessante da parceria com o governo é saber com antecedência sobre manutenções na cidade e situações emergenciais.

No próximo domingo, 26, o app enviará notificações aos usuários em casos de congestionamento devido às eleições.

Marcas no Waze
Iniciativas sem custo como as duas citadas acima são viáveis graças às marcas que anunciam no serviço, algo que tem aumentado bastante no Brasil. Eric Ruiz, diretor de vendas do Waze para a América Latina, não revela números de faturamento em publicidade, mas garante que o Brasil está entre os três principais mercados da empresa. “Sentimos que o mercado brasileiro está disposto a tentar novas plataformas, o que é ótimo. Já tivemos resultados positivos com o Ponto Frio durante a última edição da Black Friday”, exemplifica.

No ano que vem, ele conta que a marca vai anunciar parceria com uma grande marca de combustível para oferecer descontos de abastecimento e outros serviços aos usuários do app. Ruiz preferiu não mencionar o nome da empresa, mas adianta que esse tipo o Brasil será o primeiro em que o Waze atua a receber esse tipo de ação.

Wazers brasileiros
O País está entre os cinco com mais usuários do Waze, ao lado de EUA, França, Reino Unido e México. São Paulo tem mais de 1,5 milhão de usuários ativos, enquanto o Rio de Janeiro possui cerca de 500 mil. Ambas as cidades figuram na lista das cinco cidades com mais usuários do serviço. Jacarta, Los Angeles e Nova York completam o quadro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário