sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Ana do Carmo luta por delegacias femininas 24 horas no ABC

Por Marianna Fanti

 
Ana disputa o 4º mandato como deputada estadual
Foto: Bruna Ferrari
Ana do Carmo iniciou sua militância na luta sindical ainda na década de 1970. Integrante do Partido dos Trabalhadores (PT) desde sua fundação, ela ficou regionalmente conhecida pela atuação no movimento de mulheres. Eleita vereadora em São Bernardo do Campo por quatro vezes (1988, 1992, 1996 e 2000), em 2010, Ana foi reeleita para o seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa com 80.452 votos. Desde 2013 a deputada incluiu na pauta de seus trabalhos a defesa ao meio ambiente, sem deixar de lado projetos que pensam o direito das mulheres e o apoio às pessoas com deficiência.

Jornal ponto final - Você disputa seu quarto mandato como deputada estadual. Cite importantes feitos que conquistou para a região do ABC ao longo desses 12 anos que esteve na Assembleia Legislativa.
Ana do Carmo -
Aprovamos, apesar de ter sido vetado posteriormente, o projeto da batimetria, que fiscaliza a quantidade e a qualidade dos reservatórios de água em todo o estado. Se fosse aprovado, teríamos um cenário muito diferente do que temos hoje. Especificamente, para o ABC, trouxemos muitos recursos por meio de emendas parlamentares para todas as cidades da nossa região. Recentemente, só para São Bernardo destinamos R$ 1,5 milhão para a Saúde da cidade.

JPF - Nesta eleição você vem com propostas novas ligadas ao meio ambiente. Fale a respeito.
AC -
Em 2013, iniciamos um movimento muito importante no nosso mandato, que foi dar apoio irrestrito a medidas que preservem nosso meio ambiente e que contemplem a população. Essa é a minha forma de ver esse tema, não se pode tratar o meio ambiente como fato isolado, sem a presença do homem, e vice versa. Nesse sentido, começamos uma luta pelos alimentos orgânicos e pela Agroecologia. Tive acesso a uma pesquisa, em Ribeirão Preto, que mostra crescentes casos de câncer devido à presença de agrotóxicos nos alimentos, o que a gente chama lá na roça de ‘veneno’. Investir em uma alimentação sadia é, sem dúvidas, investir em saúde. Se você tem uma pessoa saudável, diminuímos as filas nos hospitais e por aí em diante. É uma forma de tratar o problema na sua raiz. Em São Bernardo também iniciamos, por meio de uma parceria com uma ONG, o projeto do aquecedor solar popular, que é voltado para residências em áreas carentes. Em âmbito estadual também iniciamos uma luta pela preservação da Biodiversidade, especialmente dos animais silvestres.  

JPF –Quais outros projetos dará atenção se reeleita?
AC - Estou focada no direito das mulheres, acho inadmissível termos poucas delegacias femininas e, pior ainda, sem ser 24 horas. É uma falha terrível do Governo do Estado de São Paulo. É justamente essa uma das minhas propostas para um possível novo mandato. Outra questão diz respeito ao apoio a pessoas com deficiência. Quando vereadora, em São Bernardo, consegui aprovar uma lei que garante gratuidade também para acompanhantes de pessoas com deficiência. Tenho muito empenho em ver isso se tornar uma medida que contemple todos os meios de transporte no estado, seja no metrô, no trem, trólebus, ônibus intermunicipais e por aí em diante. 

Espaço aberto a todos os candidatos aos cargos eletivos de 2014. Interessados em apresentar suas ideias e propostas aos leitores do Ponto Final escrevam para redacao@pfinal.com.br. Matéria publicada na edição 830 do Ponto Final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário