segunda-feira, 25 de junho de 2018

Número de mortes no trânsito cai 33% em Santo André no mês de maio

Da Redação

O número de óbitos provocados por acidentes de trânsito em Santo André caiu 33% no mês de maio. Os dados são do Infosiga, banco de dados do Governo de São Paulo. Foram registradas quatro vítimas fatais em maio deste ano, contra seis mortes no mesmo mês do ano passado.

Os números positivos são resultado das diversas ações de segurança viária adotadas pela Prefeitura desde o ano passado e que se somam à retirada dos radares móveis da cidade, priorizando a educação no lugar da punição com multas. No último mês, durante a campanha Maio Amarelo, o município desenvolveu diversas atividades focadas na segurança viária e na conscientização de motoristas, pedestres e ciclistas.

| Foto: Alex Cavanha/PSA

Os dados consolidados de 2018 também são positivos. O número de vítimas fatais no trânsito de Santo André caiu 31,5%, passando de 19 para 13, na comparação dos cinco primeiros meses de 2017 com o mesmo período deste ano.

“O resultado é reflexo de importantes ações na Mobilidade Urbana que realizamos na nossa cidade, visando a preservação da vida. Uma medida audaciosa foi a retirada de todos os radares móveis de Santo André, acabando com a indústria da multa. Intensificamos campanhas educativas de conscientização e investimos em melhorias na sinalização de trânsito e na qualidade das vias. Implementamos operações direcionadas, como a Operação Fluidez, que organiza o fluxo de veículos e diminui o conflito entre motoristas e pedestres”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

Os números apontados pelo Infosiga também são resultado da manutenção de toda sinalização de trânsito que o DET vem executando desde junho de 2017, que consiste em repintura de faixas de pedestres, limpeza de placas, recolocação de placas danificadas, instalação de semáforos, travessias elevadas, entre outras, que atendem a todas as regiões da cidade durante todo o ano.  A Prefeitura promove ainda intervenções do Plano de Ação Imediata de Trânsito (PAIT), que contempla pacote de microintervenções de baixo custo e realiza alterações no sentido de vias, abertura de acessos, repintura de sinalização horizontal e vertical.

No último mês, durante o Maio Amarelo, a Prefeitura intensificou as ações que são realizadas durante todo o ano, para conscientizar os munícipes sobre a importância de obedecer as regras de trânsito. O calendário contou com atividades para motoristas, pedestres e também alunos das escolas municipais. Como parte da programação, foram realizadas campanhas focadas na segurança do pedestre nas vias de maior movimento da cidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário