sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Indústria paulista contrata 27 mil trabalhadores em junho

Por Giulia Zanovelli -Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho
do Governo do Estado de São Paulo
A indústria de transformação aumentou em 27 mil o número de postos de trabalho na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) em junho deste ano. O número significa crescimento de 1,7% na comparação com o mês anterior. Os dados da PED (Pesquisa de Emprego e Desemprego), realizada pela Fundação Seade/Dieese, foram divulgados nesta quarta-feira (30). O setor de construção registrou aumento de 9 mil novos postos, 1,2% maior se comparado com maio deste ano. No comércio, reparação de veículos e serviços houve redução de 59 mil postos de trabalho.



Estável há três meses consecutivos, a taxa de desemprego total na RMSP em junho foi de 11,3%. Em maio, foi registrado 11,4% e, em abril, 11,6%. O total de desempregados no mês é de 1,235 milhão de pessoas. “São 14 mil pessoas a menos que no mês de maio”, disse o secretário estadual do Emprego, Tadeu Morais.

Na comparação entre junho deste ano e junho de 2013, segundo a PED, o nível de ocupação foi ampliado em 0,8%. Os setores de serviços, indústria de transformação e construção foram os que tiveram maior crescimento com a criação de 142 mil, 42 mil e 35 mil novas ocupações respectivamente. Comércio e reparação de veículos reduziu 170 mil postos de trabalho.

“A pesquisa mostrou estabilidade”, afirmou Morais. Para o secretário, a oferta de emprego no setor de serviços em função da Copa do Mundo pode ser refletida na pesquisa de julho. “É possível também que a Copa tenha atrapalhado de certa forma o turismo de negócios, muito forte no estado”, acrescentou. “O importante é que o estado continue com sua capacidade de gerar emprego e, mais que isso, mantenha o foco em gerar emprego de qualidade para a população”, concluiu o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário