Se não houver nenhum entrave jurídico ou atraso nas obras, a Linha 18 Bronze do Monotrilho do ABC deve ficar pronta até 2018.
A previsão foi confirmada nesta sexta-feira, dia 22 de agosto de 2014, durante assinatura do contrato de concessão para a construção do sistema de trens leves que circulam sobre vias elevadas, que ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, com a presença do governador Geraldo Alckmin, e da ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior.
A previsão foi confirmada nesta sexta-feira, dia 22 de agosto de 2014, durante assinatura do contrato de concessão para a construção do sistema de trens leves que circulam sobre vias elevadas, que ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, com a presença do governador Geraldo Alckmin, e da ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior.
O monotrilho do ABC vai ter capacidade para atender inicialmente 314 mil passageiros por dia, e a estrutura sobre as vigas terá 14,9 quilômetros de extensão com 13 estações.
Apenas para ser construído, o monotrilho vai custar R$ 4,2 bilhões. Isso significa que cada quilômetro do monotrilho do ABC terá um custo de implantação de 281 milhões 879 mil.
Apesar de ser uma PPP – Parceria Público Privada, a maior parte destes recursos será bancada diretamente por dinheiro público: R$ 2,3 bilhões. O Consórcio ABC Integrado, formado pelas empresas Primav, Encalso, Cowan e Benito Roggio Transportes, vai desembolsar R$ 1,9 bilhões e também vai contar com financiamentos de origem no dinheiro público.
“Alguns diriam que é de pai para filho e nós, do governo federal, costumamos dizer que é de mãe para filho”, disse a ministra à Agência Brasil, referindo-se ao prazo de 30 anos para o pagamento, com cinco anos de carência e juros de 5%.
O prazo de 30 anos para o pagamento será maior que da concessão da linha 25 anos: quatro anos para construção e 21 anos para operação.
Deste total de recursos, R$ 406 milhões serão oriundos do governo do estado de São Paulo para pagar as desapropriações que vão ser necessárias para as estações e para colocação das vigas que vão sustentar a via por onde o trem vai passar no alto.
A linha vai ser servida por 26 trens de menor porte que as composições do metrô e vai ligar na primeira fase a estação Djalma Dutra, em São Bernardo do Campo, até a estação Tamanduateí dos trens da CPTM e da linha 2 Verde do Metrô. Haverá conexão também com o Corredor Metropolitano ABD, de ônibus e trólebus, operado pela Metra, e por corredores municipais de ônibus.
As estações do monotrilho do ABC serão: Djalma Dutra, Paço Municipal (São Bernardo), Baeta Neves, Senador Vergueiro, Winston Churchill, Fundação Santo André, Afonsina, Instituto Mauá, Praça Regina Matiello, Estrada das Lágrimas, Espaço Cerâmica, Goiás, Tamanduateí.
Adamo Bazani é jornalista da Rádio CBN e especializado em transportes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário