quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Tucanos devem votar secretamente em Dilma

Por Carlos A.B. Balladas

Os tucanos estão queimando as penas do cocuruto. Não supunham que Marina Silva fosse um tsunami destruidor a candidatura de Aécio, o que ocorreu com grande rapidez e intensa força.
O clima no comitê de campanha tucana, que já não era o melhor devido a problemas com o próprio candidato, tais como se apresentar cambaleante defronte a câmeras de TV, passou para o nível péssimo depois das pesquisas que colocam a candidata socialista praticamente no segundo turno com Dilma Rousseff, tirando o senador mineiro do páreo.



A pergunta repetida aos tucanos neste momento é: o que fazer no segundo turno?
Se apoiarem Marina serão coadjuvantes de um governo no qual se depositam, mesmo os otimistas, poucas certezas de sucesso, calcados na constatação da distância entre o que pensa Marina e a base que a apoia. E na dúvida da capacidade da mesma em formar uma coalizão que a ajude governar. É um risco enorme, portanto, colocar a grife do PSDB e o pouco prestígio que ainda possui em apoio à Marina num eventual segundo turno. Também há de se considerar que uma vitória de Marina coloca o PSDB, certamente, mais oito anos fora do Palácio do Planalto.
Ao ficar alijado do segundo turno, resta ao PSDB torcer para a vitória de Dilma, pois seria a melhor condição para o partido voltar a enfrentar em 2018 o seu oponente histórico, o PT, e até com apoio da própria Marina. A tese de FHC que é preciso, antes de tudo, derrotar o lulo-petismo não é aceita por muitos dentro do ninho tucano, e um deles é o governador Alckmin que já tem tudo preparado para ser o indicado do seu partido para disputar a cadeira de presidente da República em 2018.  Ele e milhares de tucanos, com certeza, cravarão secretamente o voto em Dilma no segundo turno.  É o que restará para a sobrevivência do partido e seus membros.


Leia na Dia Melhor de agosto A Política em Xeque em
 www.diamelhor.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário