O Dia do Professor, 15 de outubro, é uma oportunidade de refletir sobre a realidade dos docentes. A profissão é considerada a mais numerosa no Brasil, segundo pesquisa da organização Todos pela Educação. No entanto, o Brasil está em último lugar no ranking de valorização de professores, de acordo com levantamento feito com 35 países pela Varkey Foundation, neste ano. Para o educador Eduardo Calbucci, fundador do Programa Semente, o bem-estar do professor é uma das maneiras de melhorar o convívio nas instituições de ensino.
Segundo a OCDE, 12,5% dos professores afirmam ter sofrido algum tipo e agressão no ambiente escolar | Foto: Freepik |
Um dos fatores que levam ao resultado da desvalorização do profissional é a violência em sala de aula. Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 12,5% dos educadores do País afirmam ter sofrido algum tipo de agressão no ambiente escolar.
“Quanto mais as pessoas se dispõem a resolver conflitos por meio da violência e agressividade na sociedade em geral, mais isso se torna um aprendizado ruim para crianças e jovens, e acaba sendo levado para o ambiente escolar”, afirma. “Uma das maneiras de combater essa violência é, justamente, por meio da educação”, afirma o educador.
Calbucci aponta que a aprendizagem socioemocional voltada para educadores é uma forma de prepará-lo previamente para a resolução de conflitos e adversidades que surgem no dia a dia dentro da sala de aula. “Cursos como os da CoreSkills (plataforma de aprendizagem socioemocional para educadores, criado pelo Programa Semente) permitem que o professor adquira competências que o tornem mais consciente das suas habilidades, passando a ter uma capacidade maior de enfrentar diferentes situações”, conta Calbucci.
Vale ressaltar que a aprendizagem socioemocional é apenas uma ferramenta para ajudar a diminuir os problemas enfrentados pelos professores brasileiros, que têm ainda que lidar com a desvalorização e a baixa remuneração, situações que estão fora de seu controle. Desta maneira, o ensino socioemocional auxilia o educador a se empenhar naquilo que está sob seu controle, como as práticas pedagógicas e o relacionamento com seus alunos.
Conscientizar os professores de suas próprias habilidades vem sendo um trabalho fundamental no meio educacional, mostrando seu novo papel na sociedade. “Os professores estão entendendo que a função deles na escola vai além dos conteúdos programáticos tradicionais (que continuam tendo a mesma importância), e cada um está adquirindo consciência de como as próprias questões socioemocionais, se discutidas de modo estruturado, passam a ter um impacto decisivo na aprendizagem do aluno e no desenvolvimento pessoal e profissional do professor”, conclui o especialista.
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