quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Farmácia de Alto Custo é inaugurada em São Caetano do Sul

Redação

A cerimônia de inauguração da Farmácia de Medicamentos Especializados (conhecida como Farmácia de Alto Custo), em São Caetano do Sul, aconteceu na manhã desta quarta-feira (2), com participação do prefeito José Auricchio Júnior e do governador João Doria, além de outras autoridades do Estado e do município.  A unidade – que fará dispensação de medicamentos de alto custo – fica no 1º andar do Atende Fácil (Rua Major Carlo Del Prete, 651, Centro).

Inauguração da Farmácia de Alto Custo contou com a presença do governador João Doria, além de demais autoridades | Foto: Letícia Teixeira/PMSCS

“A Farmácia de Alto Custo integra o ciclo de fortalecimento da nossa assistência farmacêutica, que é um dos pilares da Saúde, junto do apoio diagnóstico (exames) e o atendimento ambulatorial e hospitalar”, afirma Auricchio. O prefeito destacou que, com a inauguração, mais de 4 mil moradores de São Caetano do Sul não precisarão mais se deslocar até o Hospital Estadual Mario Covas, em Santo André, para retirar os remédios.

Na ocasião, Doria corroborou com as palavras de Auricchio. “Às vezes, o paciente de São Caetano perdia a manhã ou à tarde inteira para ir a Santo André. Isso acabou. Estamos melhorando a vida da população com um governo descentralizado, sem viés ideológico, e com políticas municipalistas, o que nos dá resultados como este: eficiência para que nunca falte medicamentos aos moradores” ressalta o governador, acrescentando que sempre é muito bem recebido na cidade.

O deputado estadual Thiago Auricchio encabeçou articulação pela instalação do equipamento no município. “Este é um dia marcante para São Caetano do Sul. A concretização de uma demanda antiga da nossa população, graças ao prefeito Auricchio e à agilidade do governo Doria”. Os secretários de Saúde José Henrique German (Estado) e Regina Maura Zetone (São Caetano do Sul) também participaram do ato.

A Farmácia de Alto Custo funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e também aos sábados, das 8h às 12h. A unidade de São Caetano está inserida na estratégia de descentralização da distribuição deste tipo de medicamento adotada pelo Governo do Estado.

Os medicamentos atendem a dezenas de situações clínicas, como alzheimer, parkinson, epilepsia, esclerose, esquizofrenia e hepatite. A relação completa de itens pode ser conferida no portal www.saude.sp.gov.br.

Para receber a unidade, foram realizadas adequações no 1º andar do Atende Fácil, como a troca do piso, compra de mobiliário, instalação de parede de drywall, revisão das instalações elétricas e implantação do prontuário eletrônico. Ao todo 15 funcionários atuarão no equipamento, entre farmacêuticos, técnicos de farmácia e corpo administrativo.

O investimento do Governo do Estado foi de R$ 150 mil. Ainda serão repassados à Prefeitura R$ 312 mil, em doze parcelas mensais, por meio de convênio para manutenção e custeio.

Procedimento
Os pacientes já podem protocolar suas solicitações iniciais e pedidos de renovação para atendimento na Farmácia de Alto Custo. Os protocolos do Estado têm duração de três meses e, portanto, pessoas que já estão em atendimento no Hospital Mario Covas concluirão a retirada em Santo André, para então migrar para a farmácia de São Caetano do Sul.

A expectativa é a de que, até dezembro, 100% dos pacientes sul-caetanenses já estejam em atendimento na própria cidade. Em breve, o atendimento poderá ser agendado pelo aplicativo Remédio Agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário