Adjori-SP defende financiamento aos veículos, CCS e 2ª Confecom
Luiz Carlos Ferraz
Propostas há muito defendidas pela Associação dos Jornais do Interior do Estado de São Paulo (Adjori-SP) no seminário “Comunicação e Mídia Regional”, promovido pela Frente Parlamentar em Defesa do Fortalecimento da Mídia Regional da Câmara dos Deputados, foram incluídas na Carta de Brasília – que marcou o encerramento do evento, no dia 2 de março, no auditório do Ministério das Comunicações, na capital federal.
As propostas foram apresentadas pelo presidente da entidade Carlos Balladas e estão em sintonia com a diretriz do ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Edinho Silva, de buscar eficiência e democratizar a comunicação, a partir do aumento da parceria com os veículos regionais.
Balladas representou mais de 300 jornais do interior de São Paulo | Foto: Luiz Carlos Ferraz |
“O seminário serviu para fortalecer o nosso protagonismo na divulgação das políticas públicas do governo federal”, relata Balladas, ao sintetizar as três propostas da entidade: 1ª). Criar um programa de financiamento para modernização dos veículos regionais de comunicação;2ª) Fortalecer o Conselho de Comunicação Social (CCS) do Congresso Nacional;3ª) Fomentar a realização ainda este ano da 2ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom).
Com relação ao programa de crédito, Balladas acrescentou que, de forma geral, a falta de capital de giro é o maior problema dos veículos regionais, e enfatiza: “Amenizada a questão financeira por meio de linhas específicas, a empresa de comunicação torna-se capaz de ampliar sua participação corporativa, o que tenderá a resultar em maior representatividade das entidades nos fóruns de debate sobre a democratização da comunicação”.
Segundo o deputado federal Pedro Uczai (PT-SC), que coordena a Frente Parlamentar em Defesa do Fortalecimento da Mídia Regional nos próximos dias será divulgada a Carta da Brasília, que conterá todas as propostas que obtiveram consenso no seminário, como também a ampliação no prazo de migração das rádios AM para FM, de 60 dias para seis meses.
Além dos integrantes da Frente, como o deputado Carlos Zarattini (PT-SP), dois ministros estiveram presentes ao seminário. Edinho Silva, que focou o tema “Governo, Publicidade e Mídia Regional”, salientou os dois pilares da regionalização da mídia: a eficiência, no sentido de ajudar na estratégia de divulgação do governo federal; e a democratização da comunicação, ao reconhecer a importância do veículo regional. Ele frisou que “a vontade política deste ministro é pela regionalização da mídia” e propôs uma maior aproximação entre a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e os veículos regionais, visando a produção de conteúdo de relevância nacional.
Ao parabenizar o ministro Edinho por sua exposição, Carlos Balladas apresentou dois projetos para desenvolvimento da mídia regional do Estado de São Paulo.
O ministro das Comunicações, André Figueiredo, falou sobre “Comunicação, Democracia e Mídia Regional” e, ao relacionar os avanços das políticas públicas no setor, revelou que o governo apresentará, ainda no primeiro semestre, um novo plano de outorgas para a radiodifusão comercial. Com isso, a pretensão é criar condições para o fortalecimento da produção de conteúdo local, principalmente em regiões mais remotas que só recebem sinais gerados nos grandes centros do país.
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