Nesta quinta-feira (24), o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) divulgou os resultados da pesquisa sobre estratégias publicitárias, gorduras totais e saturadas, quantidade de açúcar e custos dos ovos de Páscoa em 2016. A análise realizada entre os dias 7 e 18 de março, em São Paulo, com 68 produtos de oito marcas diferentes, selecionou os ovos que possuem algum tipo de prática abusiva.
Preço médio da barra é R$ 7,74, enquanto do ovo é R$ 24,62 | Foto: José Cruz/ABr |
As diferenças de valores entre ovos de Páscoa e as barras de chocolate são enormes. Em média, 100g de chocolate dos ovos custa 449% mais caro do que a mesma quantidade de chocolate em barra. Ou seja, o preço médio da barra é R$ 7,74, enquanto do ovo é R$ 24,62.
O levantamento constatou ainda que os apelos mais frequentes são os visuais, como embalagens coloridas e o uso de personagens, apesar de serem consideradas ilegais pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) e pela Resolução 163/3014 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).
Segundo a nutricionista do Idec, Ana Paula Bortoletto, “outra irregularidade acontece quando os ovos vêm acompanhados de verdadeiros brinquedos e não meros brindes. Isso representa venda casada, que é vedada pelo CDC, já que o presente não pode ser comercializado separadamente”, explica.
Com relação a qualidade nutricional, a pesquisa destaca que os produtos ultrapassam os limites recomendados pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Nos próximos dias, o Instituto divulgará uma lista com as marcas avaliadas e as respostas das empresas sobre os resultados. O material será encaminhado para os Ministérios da Justiça e Saúde, para que os órgãos tomem as devidas providências.
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