segunda-feira, 28 de março de 2016

Obras do corredor de ônibus João Firmino começam amanhã

Começa amanhã (29) a construção de trecho do corredor de ônibus João Firmino. As intervenções vão se concentrar nas ruas Frei Gaspar e Joaquim Nabuco. Em função do início das obras, haverá desvio no tráfego de veículos em vias da região. O motorista será informado das alterações e alternativas viárias por meio de placas de trânsito, faixas, cavaletes e banners.

O corredor de ônibus João Firmino, parte do Programa de Mobilidade Urbana de São Bernardo do Campo, terá 2,6 quilômetros de extensão e, além de faixa exclusiva para os coletivos municipais, vai conectar os bairros dos Casa, Assunção, Alves Dias, Alvarenga e a área central da cidade.

Mapa: Divulgação
 De acordo com o diretor operacional da Empresa de Transporte Coletivo, Alécio Batista, no trecho já operam nove linhas municipais, que atendem 1,2 milhão de usuários por mês e representam em torno de 21% da demanda total do sistema de transporte coletivo municipal. “É um importante viário, que vai privilegiar o transporte coletivo, mas que também beneficiará o tráfego de veículos particulares, já que haverá menos conflito no trânsito com os coletivos correndo por via exclusiva”, explica.

Faz parte do projeto do corredor de ônibus, além da construção da faixa única para os ônibus, a restauração do pavimento, instalação de pontos de parada, ciclovia e nova sinalização. Os pedestres também serão beneficiados já que haverá obras para a adequação das calçadas, piso, rampas, gradis, faixas de travessia com iluminação e semáforos. O corredor vai passar pela Avenida João Firmino e Rua Frei Gaspar no sentido Bairro/Centro e Avenida João Firmino e Rua Joaquim Nabuco no sentido Centro/Bairro.

 Segundo Alécio, esse trajeto é a principal ligação entre o Grande Alvarenga, região com grande porcentagem de usuários de transporte coletivo, e o Bairro Assunção e o Centro. “Além disso, em toda a sua extensão há diversos equipamentos de educação, cultura, segurança pública e comércio”, destaca o diretor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário