quinta-feira, 19 de maio de 2016

São Caetano recebe exposição sobre Holocausto em junho

O Holocausto, uma das passagens mais terríveis da história da humanidade, será tema de uma exposição em São Caetano do Sul no próximo mês. O Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação (Cecape) Dra. Zilda Arns (Rua Tapajós, 300, bairro Barcelona) receberá de 2 a 30 de junho as instalações da mostra Jamais Esquecidos – Holocausto. A entrada é gratuita e o horário de visitação será das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 12h às 16h, aos sábados.

Exposição tem reprodução de alojamento de campo de concentração | Foto: Robson de Almeida/PMSCS
Perpetrado durante a Segunda Guerra Mundial, o assassinato de 6 milhões de judeus pela Alemanha nazista é o tema da exposição que conta com dezenas de imagens, vídeos, músicas, textos, objetos e instalações. Ela reproduz o ambiente dos campos de concentração e extermínio construídos pelos nazistas em diversos locais da Europa para executar judeus, inimigos políticos, homossexuais, ciganos e integrantes de outras minorias perseguidas por questões étnicas. 

O principal objetivo da exposição Jamais Esquecidos – Holocausto é ensinar a história do extermínio de judeus de uma forma diferenciada para adolescentes a partir dos 12 anos e também para os adultos. A mostra busca estimular nos visitantes a reflexão sobre a necessidade de convivência pacífica entre as pessoas diante de diferenças étnicas, religiosas, políticas e de nacionalidade, entre outras.

De acordo com diretor-executivo da Special Books, responsável pela exposição, Luiz Rampazzo, a mostra lembra terríveis acontecimentos, mas retrata a “capacidade de superação” do ser humano. “Nós buscamos deixar no final uma mensagem de esperança e a constante luta contra qualquer forma de discriminação”, conclui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário