terça-feira, 31 de maio de 2016

Valores machistas ainda são aprovados por jovens, aponta pesquisa

A pesquisa Violência contra as mulheres: os jovens estão ligados? aponta que 96% dos jovens brasileiros reconhecem que existe machismo no Brasil, mas a maioria ainda aprova valores machistas e reprova comportamentos não conservadores da mulher. Os dados divulgados, em 2014, pelo Instituto Avon e Data Popular, se mostram atuais quando observamos, por exemplo, alguns comentários nas redes sociais sobre o estupro coletivo de uma jovem de 16 anos. 

Imagem: Reprodução 
Para 51% dos entrevistados, a mulher deve ter a primeira relação sexual com um namorado sério; 41% concordam que a mulher deve ficar com poucos homens; para 38% a mulher que tem relações sexuais com muitos homens não é para namorar e 25% afirmam que se uma mulher usa decote e saia curta, é porque está se oferecendo para os homens.

O diretor-executivo do Instituto Avon, Lírio Cipriani, comenta que a mudança de percepção é fundamental para mudar o cenário da violência contra a mulher no País. “É alarmante saber que grande parte das mulheres brasileiras já foram ou serão, de alguma forma, assediadas ou desrespeitadas. Este cenário precisa mudar e, para tanto, é preciso promover uma mudança cultural sobre o papel de cada um no enfrentamento a violência com a mulher e sensibilizar a população para importância da convivência pacífica e respeitosa entre homens e mulheres”, afirma. 

O estudo também mostra que cerca de 79% das jovens brasileiras já foram assediadas, receberam cantadas ofensivas, violentas e desrespeitosas ou foram abordadas de maneira agressiva em festas ou em locais públicos. Além disso, 44% das entrevistadas já foram assediadas ou tiveram o corpo tocado por um homem sem consentimento em festas. Além disso, 30% alegaram já terem sido beijadas à força.

Quase metade (45%) das mulheres entrevistadas tiveram que adotar alguma atitude mais severa para evitar o assédio do ex-parceiro, após o término de um relacionamento: 26% bloquearam o endereço de e-mail do ex-parceiro e 25% pararam de ir a locais que frequentavam com regularidade. Além disso, 37% das mulheres já tiveram relações sexuais sem camisinha por insistência do parceiro.

Além disso, a pesquisa aponta que cerca de 52 milhões de brasileiros confirmam que possuem algum conhecido, parente ou amigo que já foi violento com a parceira. No entanto, apenas 9,4 milhões de homens dizem que já tiveram tal atitude. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário