segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Lei garante recursos para proteção animal em Santo André

Da Redação

O Fundo Municipal de Proteção Animal foi instituído em Santo André, por meio da Lei 9.829, que visa garantir a destinação de recursos para a causa de proteção animal. O objetivo é que o município disponha de verba para promover ações de combate aos maus tratos e campanhas educativas, além de ampliar políticas de adoção, vacinação, castração e sensibilização. 

"Essa é uma vitória para todos que militam nessa causa" afirmou o vereador | Foto: Divulgação
A conquista é resultado de um trabalho iniciado pelo vereador Eduardo Leite e da Comissão de Defesa e Proteção dos Animais da OAB. Conjuntamente criaram um Projeto de Lei que, num primeiro momento, foi vetado pelo prefeito por ‘vício de iniciativa’. Porém para impedir a derrubada do veto, Grana assumiu com o grupo o compromisso de enviar nova proposta para ser apreciada pela Câmara Municipal, que acabou sendo aprovada novamente em abril deste ano e, dessa vez, sancionada.

“Essa é uma vitória para todos que militam nessa causa. Os animais em situação de vulnerabilidade merecem uma atenção especial do Poder Público e agora teremos recursos específicos para medidas de proteção”, comemora o vereador. Vereador Eduardo Leite durante reunião com o governo municipal, para definição das diretrizes do plano de proteção animal

Vereador Eduardo Leite durante reunião com o governo municipal para definição das diretrizes do plano de proteção animal | Foto: Divulgação
A advogada e presidente da comissão da OAB, Simone Resende, explica que o próximo passo é lutar para que o governo municipal crie um departamento específico para a causa. “Seria importante para estreitar laços e facilitar o diálogo entre o Poder Público e os militantes dessa causa com o objetivo de discutir e elaborar ações mais incisivas para a área”, avalia. 

Cuidado animal 

Há 11 anos a médica andreense Odete Miranda dedica boa parte de seu tempo para cuidar de cachorros abandonados. Atualmente, mantém sozinha 168 animais no abrigo que criou na cidade. “A maioria dos cães aqui estão saudáveis, mas tenho aqui um número significante de bichinhos que necessitam de cuidados especiais”, afirma.   Com a criação do Fundo, a médica espera ver o dinheiro aplicado em campanhas de conscientização e castração em massa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário