quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Autoridades buscam solução para famílias que vivem na área ocupada da Chácara Baronesa

Nesta última terça-feira (17), os prefeitos de Santo André, Paulo Serra, e de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, participaram de vistoria com o Secretário de Meio Ambiento do Estado, Ricardo Salles, no Parque Chácara Baronesa, localizado em área de divisa entre os dois municípios. O espaço, que pertence ao Governo do Estado, já passou por revitalização com o cercamento e atuação de equipes de segurança. A área ocupada, que abriga 600 famílias, é uma das prioridades de atuação, com destinação de recursos para a construção de moradias.

Vistoria na chácara ocorreu ontem (17) | Foto: Júlio Bastos/PMSA
Na ocasião, Salles comentou que existe um recurso depositado em juízo, da ordem de R$ 7 milhões, que deve ser utilizado para a remoção e construção de moradias.  “Dispomos de R$ 7 milhões retidos judicialmente, por conta da desapropriação do parque. A justiça, a nosso pedido, tem segurado o recurso em juízo para sua utilização. Para isso precisamos apresentar ao Tribunal de Justiça a finalidade que vamos dar a esta área, construindo moradias dignas para estas famílias”, destaca. 

Já Serra destacou que a área de preservação precisa ser melhor aproveitada. “Temos este importante equipamento público que pode ser utilizado por moradores do Jardim Las Vegas, Jardim Milena e também de São Bernardo, do Baeta. E é neste sentido que vamos trabalhar, tratando do assunto como característica regional e que depende das tratativas do CDHU para a produção habitacional”. A Prefeitura de Santo André pleiteia também a abertura de um acesso para o Jardim Milena dentro do parque. 

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, esclarece que a Chácara Baronesa recebeu empenho para resolução de problemas antigos e que agora é necessário solucionar a pauta das moradias. “Precisamos concretizar as tratativas com o Estado para devolver a área invadida ao parque, possibilitando que as 600 famílias que moram aqui tenham mais conforto e dignidade. Tudo isto depende de ação do Governo do Estado, tendo as Prefeituras como auxiliares”, finaliza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário