terça-feira, 24 de maio de 2016

Equipe de rúgbi do ABC supera barreiras para crescer

Por Vitor Lima

As Olimpíadas Rio 2016 contarão com dois novos esportes em relação à competição anterior, em Londres. Foram incluídos o golfe e o rúgbi, esportes de pouca tradição no Brasil, mas que apresentam um crescimento no número de praticantes - principalmente no caso do segundo. Desporto que inspirou o futebol americano, o rúgbi foi criado no século XIX e possui origem inglesa.

No ABC, existem alguns grupos de praticantes do esporte e algumas equipes que disputam competições regularmente. Uma delas é o UFABC Leprechauns, time criado em 2009 por alunos da Universidade Federal do ABC (UFABC), que após algumas interrupções nas atividades segue, desde 2014, treinando e disputando competições. 

Atualmente, o Leprechauns possui cerca de 40 atletas | Foto: divulgação
Os Leprechauns possuem equipe masculina e feminina, que treinam três vezes por semana e, atualmente, somam cerca de 40 atletas. Conforme conta o presidente da equipe, Higor Godoy Venâncio, embora a equipe tenha raízes na UFABC, para integrar o time não é necessário possuir nenhum vínculo com a universidade. “Como o esporte ainda não é tão popular no Brasil, não temos nenhuma avaliação de quem quer participar. A gente tenta tirar o melhor de cada um, que muitas vezes chegam aqui com pouca prática”, explica. 

Mesmo não sendo um time profissional, os Leprechauns têm uma estrutura bem organizada, com presidente, vice e diretores, conforme determina o estatuto. Além da dificuldade dos atletas em conciliar estudos, trabalho e treinos, a questão financeira representa uma grande preocupação para a diretoria. A equipe tem gastos com o aluguel do campo onde treinam, equipamentos, técnico e as taxas para disputar as competições, que representam o valor mais alto.

A arrecadação dos Leprechauns depende, basicamente, da contribuição dos próprios jogadores. Eles estão preparando para 25 de junho a festa denominada “Rugbar”, que chega à terceira edição e deve reunir aproximadamente mil pessoas – o objetivo do evento é arrecadar fundos para custear a participação nos campeonatos. Mesmo com boa presença de público nas festas, o valor arrecadado não é suficiente. Por isso, os atletas organizam mutirões nos principais cruzamentos da região onde pedem colaboração financeira aos motoristas. 

Todo o engajamento tem gerado resultados positivos. No último dia 15, a equipe feminina conquistou a medalha de bronze na primeira etapa do Campeonato Paulista Universitário. Mais informações sobre o UFABC Leprechauns podem ser obtidas por meio da fanpage www.facebook.com/LeprechaunsRugby.



3 comentários:

  1. Sensacional, como faço pra comprar ingresso pra essa festa? Ouvi falarem muito bem da Rugbar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segue link do event:
      https://www.facebook.com/events/567623596742483/?ti=cl

      Temos venda online e também de ingressos físico.
      Caso precise de ingressos pode chamar no 964062966,falar com Rafael.

      Abrs

      Excluir