sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Acredite, vote na região!

*Por Andréa Tartuce

Amanhã será um dia decisivo! Um dia em que nós, cidadãos, teremos o poder de eleger nossos representantes. O voto é a maior expressão da cidadania, é o resultado da conquista da democracia que garante a liberdade para escolher quem vai governar o País. Conhecer as propostas dos candidatos e entender quais são as áreas que nos causam mais sensibilidade, que nos dói mais (saúde, educação, segurança...) nos auxilia a fazer escolhas conscientes.

Em um mar de incertezas, de dúvidas em quem votar, uma dica é essencial: considerar os candidatos que acompanham as reais necessidades da nossa região. É uma postura simples que faz uma enorme diferença, até porque nossos parlamentares precisam conservar um bom relacionamento com nossa cidade, além de contemplar valores dos quais julgamos relevantes.
Foto: Divulgação

Vi com alegria um vídeo do advogado andreense Helton Fesan, em seu canal do YouTube, no qual ele destaca a importância de votar em parlamentares da nossa região. Mostra que há um empenho de conscientizar o eleitor da Região do ABC sobre o valor do voto regional.

Se todo ano o Poder Executivo, ou seja, presidente, governadores, prefeitos, definem como e onde será usada a verba do ano seguinte, escolher bem nossos representantes aumenta as chances das nossas necessidades regionais serem atendidas, já que podem ser inclusas no rol de prioridades do planejamento orçamentário.

E quem está lá para ajudar a definir esse orçamento? O parlamentar: o deputado federal, deputado estadual, o senador. O deputado estadual, inclusive, ajudará a definir o orçamento dos governadores do estado, e, ainda, para qual região destinará mais recursos.

A matéria “Só 3 a cada 10 votaram em nome da região em 2014”, assinada pelo jornalista Raphael Rocha e publicada em jornal local no último dia 30 de Setembro, concluiu que os eleitores da região se esqueceram de seus candidatos e que “na corrida à Assembleia, 336.140 votos foram para políticos de fora da região. Na disputa por espaço na Câmara Federal, os forasteiros convenceram 636.135 pessoas”.

Logo, se “candidatos forasteiros” (de outras regiões) forem escolhidos para nos representar, não teremos aporte financeiro para financiar os projetos locais. Votar em parlamentares da nossa região significa melhor educação, melhor saúde, melhor segurança aqui, onde vivemos. É fortalecer nosso cantinho, nosso lugar.

Ao apertar o botão “confirma”, como diria a escritora brasileira Lya Luft, é preciso continuar acreditando que vale a pena votar. E este voto, esse gesto singelo de dar nossa opinião, pode sim, alterar o atual cenário do País.

Eu sigo acreditando, e acredito com mais força na minha região do ABC, minha cidade de Santo André.

*Andréa Tartuce é advogada, psicopedagoga, mestranda em Direito Acadêmico (Linha "Justiça e o Paradigma da Eficiência"), especialista em Direito Público Global, coordenadora da ESA-Santo André e secretária-geral da OAB Santo André para o triênio 2016-2018.




Nenhum comentário:

Postar um comentário