terça-feira, 9 de outubro de 2018

Prefeitos tucanos do ABC batem cabeça em relação a Alckmin

Por Vitor Lima

Os prefeitos de Santo André e São Caetano do Sul, Paulo Serra e José Auricchio, respectivamente, saíram em defesa de Geraldo Alckmin, candidato derrotado na disputa presidencial do último domingo (7). Todos são do PSDB. Em nota divulgada à imprensa, os prefeitos do ABC pregaram cautela sob o argumento de que "não é o momento de acharmos culpados".

Alckmin, que é presidente nacional do partido, sofreu uma derrota significativa e ficou apenas na quarta colocação nas eleições para à Presidência. Parte do tucanato defende que o ex-governador entregue o cargo.
Principais lideranças tucanas no ABC divergem sobre futuro de Alckmin; Morando se isola.
Da esquerda para a direita: Morando, Alckmin, Auricchio e Serra | Foto: Arquivo

O documento afirma que a "história fará justiça" ao candidato e prega o "integral apoio e solidariedade" ao presidente do partido. "Defendemos a permanência de Geraldo Alckmin na Presidência nacional do PSDB", ressaltam em outro trecho.

O prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, também do PSDB, não assina a nota. Publicamente, ele já criticou o desempenho de Alckmin e do partido nas eleições presidenciais.

Grupo rachado

Embora Morando e Serra tenham subido juntos em palanques durante a última campanha eleitoral, informações dão conta que o clima entre os dois não é dos melhores - já há algum tempo.

O racha é mais claro entre Morando e Auricchio. O tucano de São Caetano do Sul elegeu seu filho, Thiago Auricchio (PR), deputado estadual no último domingo. Em São Bernardo do Campo, Morando também obteve vitória, ao eleger a esposa, Carla Morando (PSDB), para o mesmo cargo.

Contudo, o descompasso entre os dois fica nítido ao observamos a disputa a deputado federal. Morando apoiou Fabio Palacio ao cargo, inimigo político do clã de Auricchio em São Caetano do Sul. Os dois disputaram a Prefeitura da cidade em 2016 - e, ao que tudo indica, disputarão novamente em 2020.

Auricchio, por sua vez, acertou todos os pontos para uma dobrada bem-sucedida entre seu filho e Alex Manente (PPS), que foi reeleito deputado federal. Manente é inimigo histórico de Morando em São Bernardo.

Vereadores da base de Auricchio chegaram a pedir a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a atuação de Palacio como secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, com claros objetivos de prejudicar sua candidatura à Câmara Federal. Palacio ocupou o cargo por, aproximadamente, dois anos por indicação de Morando, que é o presidente do órgão.

Abaixo, confira a nota divulgada por Auricchio e Serra em defesa de Alckmin:

"Nota oficial sobre Geraldo Alckmin na Presidência do PSDB nacional

Passadas apenas 48 horas do resultado das eleições, não é o momento de acharmos culpados e, muito menos, expor negativamente em praça pública nossos principais líderes.

O momento é de reflexão e de buscar entender o recado dado pela sociedade brasileira, cidadãos e cidadãs do nosso País.

Um partido político não se constrói do dia para noite, e, suas lideranças, que foram vitoriosas até aqui, não podem ser descartadas diante de um insucesso eleitoral.

Temos certeza que a história fará justiça ao nosso sempre governador Geraldo Alckmin, que pelos valorosos serviços prestados até aqui, conta com nosso integral apoio e solidariedade.

E justamente por não acreditarmos em extremismos e soluções simples para problemas complexos, é que defendemos a permanência de Geraldo Alckmin na Presidência Nacional do PSDB, para que, internamente, com sua experiência possamos fazer nossa autocrítica e, unidos, oferecermos novamente ao Brasil uma alternativa exitosa de boas práticas em políticas públicas.

Paulo Serra – Prefeito de Santo André

José Auricchio Junior – Prefeito de São Caetano do Sul"



Nenhum comentário:

Postar um comentário