quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Centro de Operações Integradas de São Bernardo do Campo deve ser inaugurado em setembro

Redação

Nesta última terça-feira (13), houve a vistoria na futura sede do Centro de Operações Integradas (COI) de Segurança do Estado. Na ocasião, o prefeito Orlando Morando anunciou a entrega do equipamento para a segunda quinzena de setembro. A visita ao espaço foi acompanhada de perto pelo comandante da Polícia Militar do ABC, coronel Renato Nery, do delegado seccional de São Bernardo do Campo, Ronaldo Tossunian, e dos secretários municipais Carlos Alberto (Segurança Urbana) e Luciano Eber (Obras e Planejamento Estratégico).

O prefeito Orlando Morando e demais autoridades vistoriaram o local na última terça-feira (13) | Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

Localizado no Centro da cidade, em prédio de 1.900 metros quadrados localizado na Avenida Redenção, o COI de São Bernardo abrigará as operações do Batalhão Especial da Polícia Militar (Baep), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), da Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente (Dicma), da Delegacia do Idoso, da Polícia Civil, além da Guarda Civil Municipal e da Defesa Civil. Ao todo, o local abrigará cerca de 400 agentes de Segurança.

"Seremos a primeira cidade do Estado a adotar este modelo de integração das forças policiais, num único só espaço. O COI permitirá mais eficiência e agilidade nas ações de combate à criminalidade. Com o Centro de Operações será possível alinhar o planejamento de diversas ações integradas entre as corporações. Estamos formando neste espaço o Quarteirão da Segurança e da Cidadania. Por uma questão clara, já que temos no entorno o Poupatempo, o Bom Prato e o Centro de Referência do Idoso", destaca Morando.

Monitoramento 
Nas dependências do COI, agentes da Polícia Militar e Civil poderão ter acesso em tempo real às 400 câmeras de monitoramento espalhadas por São Bernardo do Campo, além das 273 câmeras com a tecnologia do Detecta. O espaço, que recebeu investimento de R$ 2 milhões da iniciativa privada para sua reforma, contará ainda com acomodações e refeitório para atender cerca de 270 agentes do Baep, primeira tropa com padrão Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) de policiamento no ABC. Desde abril, o batalhão já realizou a prisão de 130 pessoas e apreensão de 70 quilos de drogas ilícitas na região.

"Posso dizer que com a inauguração do COI teremos um novo estímulo de nossos agentes com a integração de todas as corporações, permitindo assim, mais eficiência nas ações de segurança de São Bernardo e toda a região", declara o coronel Nery.

Investigação 
 Para o delegado Tossunian, a instalação de três delegacias no Centro de Operações Integradas promete ainda aperfeiçoar o trabalho investigativo da Polícia Civil. "O COI vem somar o trabalho que já tem sido desenvolvido em São Bernardo com sucesso. Com isso, a tendência é que todas as corporações alcancem melhores resultados", afirma.

Integração
O Centro Integrado de Monitoramento (CIM) também prestará suporte para agentes alocados no COI. "Nossos profissionais da GCM abrigados no CIM trabalharão de maneira conjunta com os agentes da Polícia Civil e Militar", finaliza o secretário Alberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário