O prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, anunciou nesta última segunda-feira (05) a ampliação do horário do funcionamento de três Unidades Básicas de Saúde - UBSs (Vila União, Alvarenga e Vila São Pedro) até às 22h, a partir de setembro. O plano prevê a expansão de expediente em 20 unidades, das 34 em todo o município.
Horário de atendimento deve ser ampliado em 20 unidades, das 34 em todo o município | Foto: Ricardo Cassin/PMSBC |
A extensão na grade funcional dos locais foi viabilizada graças à captação de convênio da Secretaria Municipal de Saúde, junto ao Governo Federal, por meio do programa “Saúde na Hora”, que deu certificação a São Bernardo do Campo por atender os requisitos necessários para o investimento anual de R$ 6,6 milhões.
De acordo prefeito - que esteve na unidade do Alvarenga nesta tarde, junto ao secretario de Saúde, Geraldo Reple Sobrinho - os locais escolhidos para ampliarem seu funcionamentos foram definidos por conta do maior fluxo de atendimento. “São as UBSs com maior demanda e maior adensamento populacional. Esperamos com esta medida, além de aumentar a oferta de médicos e outros serviços, gerar empregos. Serão 172 novas contratações”, afirma Morando.
Entre os requisitos da União para envio do repasse estão manter a composição mínima das seis equipes de Saúde da Família - com médico, enfermeiro, dentista e auxiliar de enfermagem - sem reduzir o número de equipes que já atuam no município.
Atualmente, São Bernardo do Campo conta com 34 UBSs, cujo funcionamento é das 7h às 19h, exceto a unidade da Vila União, que já funciona até às 21h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário