O Google For Education e a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) anunciam uma parceria inédita, que prevê o intercâmbio e a cooperação técnica de assuntos relacionados à educação básica, com o objetivo de fomentar o compartilhamento de conhecimentos, transferência de experiências e a realização de atividades conjuntas, mediante a disponibilização de pesquisas, soluções e estudos voltados ao aprimoramento das ações para a melhoria da qualidade da educação, dentro do escopo da Undime.
O termo de cooperação firmado prevê que o levantamento seja aplicado bienalmente, com início no primeiro trimestre de 2020 | Foto: Freepik |
A primeira ação concreta será a realização de um estudo que permita verificar as condições do uso de tecnologias digitais no âmbito das escolas públicas municipais em território nacional. Além de contribuir com a elaboração e a avaliação de políticas educacionais, o estudo verificará o nível de acesso, uso e apropriação das tecnologias por alunos, professores e gestores educacionais.
O professor e presidente da Undime, Aléssio Costa Lima, comenta a ação. "O retrato do uso de tecnologias digitais no contexto educacional, especialmente no que diz respeito à educação pública municipal, ainda é uma incógnita no Brasil. Há bastante informação solta, mas não há um estudo amplo e consolidado sobre o tema. Com este estudo, os dirigentes de educação municipal, assim como demais gestores de educação pública, terão informações para o desenvolvimento de políticas de maneira mais assertiva".
O termo de cooperação firmado prevê que o levantamento seja aplicado bienalmente, com início no primeiro trimestre de 2020. Para isso, Undime e Google for Education selecionarão o instituto de pesquisa independente que desenvolverá e aplicará a metodologia.
Já o líder do Google for Education para América Latina, Daniel Cleffi, destaca também a atuação dos docentes. "Temos uma responsabilidade e oportunidade única à frente, que é a de levar inovação à educação dos municípios brasileiros, através de soluções tecnológicas acessíveis, que promovam maior engajamento de alunos e que tenham foco na capacitação de professores, que são protagonistas fundamentais nessa transformação", afirma.
Para Eduardo Gomide, diretor do Foreducation EdTech, primeira Google Partner no Brasil e empresa que coordenará o projeto, "esse é um movimento natural e ter informações precisas sobre o tema é extremamente saudável e oportuno para todos os envolvidos. Estamos pensando, inclusive, na criação de um prêmio para as boas práticas pedagógicas com uso de tecnologia nas escolas públicas municipais", antecipa Gomide.
Google for Education
O Google for Education é uma solução tecnológica desenvolvida para facilitar a vida de professores e alunos dentro e fora das salas de aula, a qualquer hora e a partir de qualquer dispositivo móvel conectado à internet.
Presente em mais de 180 países e utilizada por milhões de alunos e professores, a solução engloba diversas ferramentas educacionais gratuitas, incluindo o Google Classroom, bem como os Chromebooks, que são notebooks de baixo custo, que se diferenciam pela simplicidade, rapidez e segurança.
O ecossistema que cerca o Google for Education é utilizado por mais de 25 milhões de alunos com os Chromebooks e 80 milhões usando G Suite for Education ao redor do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário