quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Poupatempo tem novo modelo de RG

Redação

Desde a última terça-feira (20), os postos Poupatempo de todo o Estado de São Paulo passam a entregar o novo modelo da carteira de identidade, conhecida também como registro geral (RG). Emitido pelo Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), o novo documento é mais moderno e seguro para garantir a autenticidade.

Novo documento pode conter nome social, além de incluir dados de outros documentos | Imagem: divulgação 

Na nova carteira de identidade, o cidadão já pode incluir dados de diversos documentos, como o número do título de eleitor, carteira de trabalho e previdência social, certificado militar, carteira nacional de habilitação, documento de identidade profissional, cartão nacional de saúde, tipo sanguíneo e fator Rh, NIS/PIS/PASEP. Para inclusão dos dados, é preciso comprovar as informações, apresentando os documentos originais, que deseja incluir no RG, no dia da emissão do novo documento.

Para o Superintendente da Prodesp, empresa de tecnologia do Estado de São Paulo, que gerencia o programa Poupatempo, Ernesto Mascellani Neto, a possibilidade de incluir dados de vários órgãos em documento único é um grande avanço.

"Por mês, quase 400 mil atendimentos para a emissão da Carteira de Identidade são realizados pelo Poupatempo. Isso comprova a importância que o RG tem na vida do cidadão", afirma Mascellani Neto.

Outra novidade é que a partir de agora é possível acrescentar o nome social no documento sem a necessidade de alteração no registro civil. A nova versão do RG permite ainda a inserção de indicativos de pessoas com deficiência física, visual, mental e motora.

O serviço está disponível em todos os postos do Poupatempo do Estado e pode ser solicitado por quem vai emitir a carteira de identidade pela primeira vez, ou para aqueles que forem providenciar a segunda via.

É importante ressaltar que os documentos no modelo antigo continuam valendo normalmente. A nova versão do RG atende a uma determinação do Governo Federal, por meio do decreto 9.278 de 2018, para a implantação do Documento Nacional de Identidade (DNI).

Atendimento
No Poupatempo, o atendimento é com hora marcada. Para agendar gratuitamente dia e horário para ser atendido, basta acessar www.poupatempo.sp.gov.br, ou ligar parar 4135-9700.

Nenhum comentário:

Postar um comentário