quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Semasa amplia entrega de composteiras

Redação

O Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa) ampliou o o projeto de compostagem da cidade. Entidades sociais que atuam no município, e alguns equipamentos públicos, passaram a receber as composteiras. Atualmente, 75 locais já foram beneficiados e fazem uso das composteiras. Até o fim de setembro, mais 13 espaços serão contemplados com a iniciativa. 

Feitas de plástico bem resistente e não transparente, as composteiras recebem resíduos orgânicos, que se transformarão em adubo | Foto: Divulgação/Semasa

A proposta começou para beneficiar escolas municipais e depois foi estendida para unidades estaduais. Atualmente, engloba a população que participa ou utiliza os espaços da Prefeitura, como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), entidades cadastradas no Fundo Social de Solidariedade e no Banco de Alimentos, além de unidades da Fundação Casa.

O projeto de compostagem tem o objetivo de contribuir com a coleta seletiva de Santo André e aumentar a vida útil do Aterro municipal, além de mostrar à população os problemas que envolvem a geração de resíduos e dar à comunidade alternativas viáveis para o tratamento do material orgânico, uma vez que a compostagem utiliza restos de alimentos não processados, como frutas, legumes, verduras, grãos e cascas de ovos, entre outros, produzidos nos próprios locais.

Feitas de plástico bem resistente e não transparente, as composteiras recebem os resíduos orgânicos gerados nos espaços. O material que resultar do processo deve ser usado em hortas ou jardins destes locais ou na comunidade. Antes da doação dos equipamentos, a equipe do Semasa realiza uma palestra informativa com os interessados e responsáveis que utilizarão as composteiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário